NATUREZA E ESPECIFICIDADE DO TRABALHO DOCENTE

  • Keides Batista Vicente UEG
  • Vitor Hugo Abranche de Oliveira UEG

Resumo

O texto apresenta um debate bibliográfico sobre a Natureza e especificidade do trabalho docente. Em um primeiro momento busca-se identificar as concepções sobre o tema e o tratamento teórico desenvolvido por pesquisadores como Hypolito (1997), Tumolo & Fontana (2008), Fernández Enguita (1991), Paro (2000) e Saviani (2013). Expõe-se o conceito de trabalho para compreendermos o tratamento teórico dos autores e suas implicações nas pesquisas sobre formação e profissionalização docente. Por fim, apresenta-se as inquietações e incongruências da concepção de trabalho docente.

Biografia do Autor

Keides Batista Vicente, UEG
Licenciatura e Bacharelado em História UFG, Mestre em História Social UFU, Doutoranda em Educação UFG. Professora do Curso de História no Câmpus Pires do Rio - UEG.
Vitor Hugo Abranche de Oliveira, UEG
Licenciatura e Bacharelado em História, Mestre em Históira pela UFG, Doutor em História pela UFG. Professor do Curso de História no Câmpus Pires do Rio - UEG.

Referências

FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria e Educação, n.4, “Dossiê: interpretando o trabalho docente”, p. 41-61, Porto Alegre, 1991.

HYPOLITO, Álvaro L. M. Trabalho docente, classe social e gênero. Campinas: Papirus, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev – Campinas, SP: Autores Associados, 2013. (p. 11-20).

TUMOLO, Paulo S; FONTANA, Klalter B. Trabalho docente e capitalismo: um estudo crítico da produção acadêmica da década de 1990. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 102, p. 159-180, jan./abr. 2008.

PARO, Vitor. A natureza do trabalho pedagógico. In: PARO, VITOR. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Editora Martin Claret Ltda, 2001 [1904-1905].

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos