FANTASIA ENTRE A PÁGINA E A TELA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRIANÇA: UM DIÁLOGO EMANCIPATÓRIO

Resumen

Este artigo analisa a presença da fantasia e do real em duas narrativas infantis: Procurando Nemo (2003), filme do cineasta Andrew Stanton, e Nemo, o peixinho filósofo (2009), livro de Assis Brasil. Esse diálogo entre literatura e cinema é pertinente para se entender o protagonismo dos personagens homônimos, bem como apresentar as suas aproximações do ponto de vista temático. Desse modo, a partir de estudiosos sobre cinema, como Merten (1990), e literatura infantil, como Zilberman (2003) e Magalhães (2001), entre outros, buscar-se-á a compreensão do papel da fantasia e do real na produção cultural destinada à criança. Assim, o estudo aponta que as obras Procurando Nemo e Nemo, o peixinho filósofo, em diálogo, por meio da fantasia, propiciam possibilidades de produção de sentidos que incidem na formação dos leitores crianças, numa perspectiva reflexiva e participativa sobre o mundo, conhecendo e reconhecendo as suas demandas existenciais, enquanto sujeito sociohistórico na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Letras, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde desenvolveu pesquisa sobre a literatura infantil e juvenil do escritor piauiense Assis Brasil. Especialista em Literatura Brasileira, pela UESPI. Graduado em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela UESPI. Professor provisório no curso Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro de Estudos Superiores de Timon – CESTI. Membro do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Literatura e Linguagem – LITERLI, da UEMA, na linha de pesquisa Literatura e Sociedade, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Tem experiência e interesse acadêmico em pesquisa na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Piauiense, Literatura Infantil e Juvenil, desenvolvendo estudos principalmente nos seguintes temas: fantasia na literatura, ficção e história, leitura literária e formação do leitor. 

Citas

Referências

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Publicado
2021-01-21