FANTASIA ENTRE A PÁGINA E A TELA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRIANÇA: UM DIÁLOGO EMANCIPATÓRIO
Abstract
Este artigo analisa a presença da fantasia e do real em duas narrativas infantis: Procurando Nemo (2003), filme do cineasta Andrew Stanton, e Nemo, o peixinho filósofo (2009), livro de Assis Brasil. Esse diálogo entre literatura e cinema é pertinente para se entender o protagonismo dos personagens homônimos, bem como apresentar as suas aproximações do ponto de vista temático. Desse modo, a partir de estudiosos sobre cinema, como Merten (1990), e literatura infantil, como Zilberman (2003) e Magalhães (2001), entre outros, buscar-se-á a compreensão do papel da fantasia e do real na produção cultural destinada à criança. Assim, o estudo aponta que as obras Procurando Nemo e Nemo, o peixinho filósofo, em diálogo, por meio da fantasia, propiciam possibilidades de produção de sentidos que incidem na formação dos leitores crianças, numa perspectiva reflexiva e participativa sobre o mundo, conhecendo e reconhecendo as suas demandas existenciais, enquanto sujeito sociohistórico na contemporaneidade.
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