O LETRAMENTO E O ENSINO DE LITERATURA: POR QUE NÃO ENSINAR COM OS CLÁSSICOS?

Resumen

Nas últimas décadas, é visível o afloramento das discussões que permeiam a questão da prática de leitura de textos literários nas nossas salas de aulas; seja dentro da academia ou na nossa educação básica. Outro apontamento trazido por essas discussões direciona o nosso olhar para a questão da (in) eficácia do texto literário clássico para o tão debatido letramento literário. Diante deste cenário, este artigo tece discussões que venham a contribuir para reflexões acerca do ensino de literatura na academia e nas escolas, além de traçar um panorama de como vem sendo enxergada a questão do letramento literário, texto literário e seu contexto e o ensino de literatura. Para tanto, este artigo se fundamenta nos estudos de Cândido (1995) e Cosson (2006) os quais apontam uma lacuna no que se refere ao ensino de literatura que está muito além da escolha dos textos literários.

 

 

Biografía del autor/a

Iranildo Mota da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui mestrado em Estudos da Linguagem na área de literatura comprada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), (2018, Conceito 5 Capes). Pós-graduado em Leitura e produção de textos pela UFRN e Especialista em Ensino de Literatura pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFRN). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). 

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Publicado
2021-01-21