O LETRAMENTO E O ENSINO DE LITERATURA: POR QUE NÃO ENSINAR COM OS CLÁSSICOS?
Abstract
Nas últimas décadas, é visível o afloramento das discussões que permeiam a questão da prática de leitura de textos literários nas nossas salas de aulas; seja dentro da academia ou na nossa educação básica. Outro apontamento trazido por essas discussões direciona o nosso olhar para a questão da (in) eficácia do texto literário clássico para o tão debatido letramento literário. Diante deste cenário, este artigo tece discussões que venham a contribuir para reflexões acerca do ensino de literatura na academia e nas escolas, além de traçar um panorama de como vem sendo enxergada a questão do letramento literário, texto literário e seu contexto e o ensino de literatura. Para tanto, este artigo se fundamenta nos estudos de Cândido (1995) e Cosson (2006) os quais apontam uma lacuna no que se refere ao ensino de literatura que está muito além da escolha dos textos literários.
References
BARBOSA, João Alexandre. Leitura, ensino e crítica da literatura. In: ____. A Biblioteca Imaginária. São Paulo: Ateliê, 1996. p.110-120
BATISTA, Antônio A. G. Alfabetização, leitura e escrita. In: Carvalho, Maria A. F. & Mendonça, Rosa H. (org.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 13-17.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Cultrix, 1993.
CANDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/Duas Cidades, 1995. P.92-102
CANDIDO, Antonio. Introdução. In: ______. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos (1750 – 1880). 11. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 1995. p. 23-37.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida et al. (Coord.). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v. 20). p. 55-68.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSSING, Tânia M. K. (orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: global, 2009, p. 61-79. (Leitura e Formação).
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).