O LETRAMENTO E O ENSINO DE LITERATURA: POR QUE NÃO ENSINAR COM OS CLÁSSICOS?

Abstract

Nas últimas décadas, é visível o afloramento das discussões que permeiam a questão da prática de leitura de textos literários nas nossas salas de aulas; seja dentro da academia ou na nossa educação básica. Outro apontamento trazido por essas discussões direciona o nosso olhar para a questão da (in) eficácia do texto literário clássico para o tão debatido letramento literário. Diante deste cenário, este artigo tece discussões que venham a contribuir para reflexões acerca do ensino de literatura na academia e nas escolas, além de traçar um panorama de como vem sendo enxergada a questão do letramento literário, texto literário e seu contexto e o ensino de literatura. Para tanto, este artigo se fundamenta nos estudos de Cândido (1995) e Cosson (2006) os quais apontam uma lacuna no que se refere ao ensino de literatura que está muito além da escolha dos textos literários.

 

 

Author Biography

Iranildo Mota da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui mestrado em Estudos da Linguagem na área de literatura comprada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), (2018, Conceito 5 Capes). Pós-graduado em Leitura e produção de textos pela UFRN e Especialista em Ensino de Literatura pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFRN). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). 

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Published
2021-01-21