CESTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PARA MOTIVAR A LEITURA

Resumen

O artigo em pauta apresenta um relato do projeto ‘Cesto literário: uma proposta para motivar a leitura” desenvolvido no 3° ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Ruy Frazão Soares” em Caxias/MA. O referido projeto objetivou elevar o desempenho dos níveis de leitura desses alunos, os quais apresentam dificuldade no que se refere às habilidades linguísticas. No que tange aos aspectos metodológicos, o projeto realizou oficinas na citada Instituição de Ensino, a partir da leitura de textos literários dos mais variados autores da literatura infantil e juvenil. As ações desempenhadas no projeto intencionam, ainda, otimizar as práticas pedagógicas, demonstrando o caráter eficaz da literatura enquanto mediadora do aprendizado. Para tanto, contou-se com o aporte teórico de Rocha (2013,2014); Suassuna (2010), Maia (2020), Resende (1997), Chartier (2008), Baldi (2009), Candido (2004), Solé (1998), entre outros.

Biografía del autor/a

Marinalva Aguiar Teixeira Rocha, CESC/UEMA

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professora Adjunta do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Hortência de Rezende Costa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Acadêmica do Curso de Letras, Bolsista PIBEX do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Citas

BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Projeto, 2009.
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SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.
Publicado
2021-01-21