CESTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PARA MOTIVAR A LEITURA
Resumen
O artigo em pauta apresenta um relato do projeto ‘Cesto literário: uma proposta para motivar a leitura” desenvolvido no 3° ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Ruy Frazão Soares” em Caxias/MA. O referido projeto objetivou elevar o desempenho dos níveis de leitura desses alunos, os quais apresentam dificuldade no que se refere às habilidades linguísticas. No que tange aos aspectos metodológicos, o projeto realizou oficinas na citada Instituição de Ensino, a partir da leitura de textos literários dos mais variados autores da literatura infantil e juvenil. As ações desempenhadas no projeto intencionam, ainda, otimizar as práticas pedagógicas, demonstrando o caráter eficaz da literatura enquanto mediadora do aprendizado. Para tanto, contou-se com o aporte teórico de Rocha (2013,2014); Suassuna (2010), Maia (2020), Resende (1997), Chartier (2008), Baldi (2009), Candido (2004), Solé (1998), entre outros.
Citas
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
CHARTIER, Anne-Marie. Que leitores queremos formar com a literatura infanto-juvenil? In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; Paulino, Graça; VERSIANE, Zélia (Ogs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 128-144.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MAIA, Joseane. Literatura infanto-juvenil na formação de leitores e professores. Jundiaí (SP): Paco, 2020.
MARTINS, Milena Ribeiro. Três questões sobre formação de leitores: bibliotecas escolares, prática de leitura e fragmentação. Revista de Letras JUÇARA, Caxias-Maranhão, v.03, n.02, p.6–17, Dez. 2019.
RESENDE, Vânia. Vivência de leitura e expressão criadora. São Paulo: Saraiva, 1997.
ROCHA, Marinalva Aguiar Teixeira. Moinho de leitura literária: disseminando a literatura infanto-juvenil no Ensino Fundamental. In: MOTTA, Cláudia Maria Magalhães; CARVALHO, Maria do Socorro (Orgs). O linguístico e o literário: cruzando fronteiras. São Luís: Editora UEMA, 2013.
______, Marinalva Aguiar Teixeira. A expressividade em Ana Maria Machado e José Paulo Paes: uma proposta para motivar a leitura. Curitiba: Appris, 2014.
ROCHA, Marinalva Aguiar Teixeira. FREITAS, Risoleta Viana de. Leitura no sítio: cruzando caminhos entre fantasia e realidade, por meio da leitura literária. Revista de Letras JUÇARA, Caxias – Maranhão, v. 01, n. 02, p. 75 –94, Dez. 2017
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Trad. Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).