CESTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PARA MOTIVAR A LEITURA
Abstract
O artigo em pauta apresenta um relato do projeto ‘Cesto literário: uma proposta para motivar a leitura” desenvolvido no 3° ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Ruy Frazão Soares” em Caxias/MA. O referido projeto objetivou elevar o desempenho dos níveis de leitura desses alunos, os quais apresentam dificuldade no que se refere às habilidades linguísticas. No que tange aos aspectos metodológicos, o projeto realizou oficinas na citada Instituição de Ensino, a partir da leitura de textos literários dos mais variados autores da literatura infantil e juvenil. As ações desempenhadas no projeto intencionam, ainda, otimizar as práticas pedagógicas, demonstrando o caráter eficaz da literatura enquanto mediadora do aprendizado. Para tanto, contou-se com o aporte teórico de Rocha (2013,2014); Suassuna (2010), Maia (2020), Resende (1997), Chartier (2008), Baldi (2009), Candido (2004), Solé (1998), entre outros.
References
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
CHARTIER, Anne-Marie. Que leitores queremos formar com a literatura infanto-juvenil? In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; Paulino, Graça; VERSIANE, Zélia (Ogs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 128-144.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MAIA, Joseane. Literatura infanto-juvenil na formação de leitores e professores. Jundiaí (SP): Paco, 2020.
MARTINS, Milena Ribeiro. Três questões sobre formação de leitores: bibliotecas escolares, prática de leitura e fragmentação. Revista de Letras JUÇARA, Caxias-Maranhão, v.03, n.02, p.6–17, Dez. 2019.
RESENDE, Vânia. Vivência de leitura e expressão criadora. São Paulo: Saraiva, 1997.
ROCHA, Marinalva Aguiar Teixeira. Moinho de leitura literária: disseminando a literatura infanto-juvenil no Ensino Fundamental. In: MOTTA, Cláudia Maria Magalhães; CARVALHO, Maria do Socorro (Orgs). O linguístico e o literário: cruzando fronteiras. São Luís: Editora UEMA, 2013.
______, Marinalva Aguiar Teixeira. A expressividade em Ana Maria Machado e José Paulo Paes: uma proposta para motivar a leitura. Curitiba: Appris, 2014.
ROCHA, Marinalva Aguiar Teixeira. FREITAS, Risoleta Viana de. Leitura no sítio: cruzando caminhos entre fantasia e realidade, por meio da leitura literária. Revista de Letras JUÇARA, Caxias – Maranhão, v. 01, n. 02, p. 75 –94, Dez. 2017
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Trad. Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem pragmática. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).