EDUCAÇÃO E PANDEMIA: REFLEXOS DO ABISMO DA DESIGUALDADE NO BRASIL

Palavras-chave: Educação. Evasão. Desigualdades

Resumo

O período pandêmico trouxe consigo muitos desafios, e acentuou as assimetrias educacionais, visto que, os docentes e alunos possuem diferentes níveis de capacitação digital e os alunos diferentes condições de acesso as ferramentas tecnológicas. O ensino remoto como estratégia veio ao encontro de promover a continuidade do processo ensino aprendizagem, todavia a necessidade de um planejamento em curto prazo para atender a demanda de continuidade de estudos dos alunos dentro deste novo quadro emergencial, deparou-se com o abismo na consolidação do processo de ensino aprendizagem e a possível evasão escolar. Após um estudo bibliográfico dos levamentos de artigos científicos, este ensaio tem por objetivo refletir sobre o quanto as desigualdades socioeconômicas, são articuladoras para o aumento da desigualdade educacional no contexto atípico de pandemia do Covid 19. E ainda debater sobre a importância da escola pública como um dos instrumentos para minimizar as desigualdades, contribuir para o debate de novas alternativas futuras.

Biografia do Autor

Viviane Lima da Conceição, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Doutoranda em História, políticas e bens culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira. Pedagoga do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET).

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Publicado
2022-03-09