EDUCAÇÃO E PANDEMIA: REFLEXOS DO ABISMO DA DESIGUALDADE NO BRASIL

Abstract

O período pandêmico trouxe consigo muitos desafios, e acentuou as assimetrias educacionais, visto que, os docentes e alunos possuem diferentes níveis de capacitação digital e os alunos diferentes condições de acesso as ferramentas tecnológicas. O ensino remoto como estratégia veio ao encontro de promover a continuidade do processo ensino aprendizagem, todavia a necessidade de um planejamento em curto prazo para atender a demanda de continuidade de estudos dos alunos dentro deste novo quadro emergencial, deparou-se com o abismo na consolidação do processo de ensino aprendizagem e a possível evasão escolar. Após um estudo bibliográfico dos levamentos de artigos científicos, este ensaio tem por objetivo refletir sobre o quanto as desigualdades socioeconômicas, são articuladoras para o aumento da desigualdade educacional no contexto atípico de pandemia do Covid 19. E ainda debater sobre a importância da escola pública como um dos instrumentos para minimizar as desigualdades, contribuir para o debate de novas alternativas futuras.

Author Biography

Viviane Lima da Conceição, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Doutoranda em História, políticas e bens culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira. Pedagoga do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET).

References

ANTUNES NETO, Joaquim M. F. Antunes. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, v. 2, n. 1, p. 28-38, Ago/Fev, 2020 Disponível em: https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32 acesso em 16 de julho de 2020.

ARRUDA, Eucidio Pimenta Arruda. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, Revista de educação a distância. v. 7, n. 1, p. 257-275.disponpivel em https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em 22 de junho de 2020

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. https://covid.saude.gov.br/ acesso em 28 de julho de 2020

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

CURY, Carlos Roberto Jamil. EDUCAÇÃO ESCOLAR E PANDEMIA. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1 (1 sem. 2020) disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 13 de julho de 2020.

DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19

Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300545 acesso em 30 de junho de 2020.

FIOCRUZ. Boletim InfoGripe. Disponível em https://portal.fiocruz.br/noticia/dados-do-boletim-infogripe-indicam-segunda-onda-de-srag acesso em 28/07/20.

FIOCRUZ. Monitora Covid-19: nota técnica alerta para risco na volta às aulas. Disponível em https://portal.fiocruz.br/noticia/monitoracovid-19-nota-tecnica-alerta-para-riscos-na-volta-aulas acesso em 28/07/20

FAUSTIN, Lorena Silva e Silva; SILVA, Tulio Faustino Rodrigues Silva. E

Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. BOLETIM DE CONJUNTURA(BOCA). Ano II, vol. 3, n. 7, Boa Vista, 2020. Revista UFRJ. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Faustinoetal acesso em 22 de julho de 2020

MACHADO, Patrícia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 58-68. Junho de 2020. Disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia. Acesso em 26 de junho de 2020.

MEDEIROS, Renata Cristina Rocha; CARVALHO, Maria João Cardoso. EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1 (1 sem. 2020) disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 17 de julho de 2020

% dos Estados monitoram acesso ao ensino remoto: resultados mostram “apagão” do ensino público na pandemia. G1. Publicação 06 julho 2020. https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/06/60percent-dos-estados-monitoram-acesso-ao-ensino-remoto-resultados-mostram-apagao-do-ensino-publico-na-pandemia.ghtml

PASSOS, Larissa. Aulas a distância da rede pública do DF deixam 120 mil estudantes sem acesso ao conteúdo, diz Sinpro. Distrito Federal, G1. Publicação em 24 de junho de 2020. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/06/24/aulas-a-distancia-na-rede-publica-do-df-deixam-120-mil-estudantes-sem-acesso-ao-conteudo-diz-sinpro.ghtml

OLIVEIRA, Ana Beatriz. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: o uso da tecnologia como recurso educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1 (1 sem. 2020). Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 23 de julho de 2020.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; LISBÔA, Eliene Soares dos Santos

SANTIAGO, Nilza Bernardes. PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E SEUS IMPACTOS NA ÁREA EDUCACIONAL. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1 (1 sem. 2020). Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 23 de julho de 2020

RESENDE, Natália Silva; MELO, Patrícia Eliane. DIÁLOGOS SOBRE A ESCOLA EM CONTEXTO DE PANDEMIA: contribuições do pensamento de Paulo Freire e do Construcionismo Social. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1 (1 sem. 2020). Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao acesso em 23 de julho de 2020.

SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros dos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. E

Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020 disponível em : http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583 acesso em 26 de julho de 2020.

SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA), ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020. Disponível em https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao acesso em 28 de julho de 2020.

UNESCO. Coalizão global de educação. Disponível em https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition

UNESCO. A comissão futuros da educação da UNESCO apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Publicação em 16 de abril de 2020. https://pt.unesco.org/news/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-o-aumento-das

Published
2022-03-09