ANÁLISE DA RECEPÇÃO FÍLMICA DE TOMBOY (2011): PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE GÊNERO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Análise de recepção fílmica. Gênero. Escola.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar cenas do filme Tomboy (2011) em articulação com problematizações de gênero a partir da recepção fílmica de estudantes da Educação Básica. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e cuja análise fílmica utilizou instrumentos descritivos, citacionais e documentais. A análise da recepção fílmica ocorreu a partir de uma intervenção didática e de uma entrevista coletiva com 10 estudantes de uma escola pública. As cenas analisadas e problematizadas junto com os/as estudantes possibilitaram o reconhecimento do caráter performativo do gênero. Concluiu-se que, no ideário dos/as participantes da pesquisa, é patente o reconhecimento do gênero a partir das lentes do determinismo biológico binário e da heterossexualidade compulsória.

Biografia do Autor

Wendell Rhamon dos Santos de Jesus Silva , Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Ciências Biológicas, Mestrando em Educação pela da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista de Mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ivanderson Pereira da Silva , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor da UFAL, Câmpus Arapiraca. Realiza estágio pós-doutoral com bolsa PNPD-CAPES no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL (PPGECIM/UFAL).

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Alfrâncio Ferreira Dias , Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Realizou Estágio Pós-doutoral pela University of Warwick, no Reino Unido. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) pelo CNPq. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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TOMBOY. Direção: Céline Sciamma. Produção: Bénédict Couvrer; Rémi Burah. Roteiro: Céline Sciamma. França: Hold Up Films, 2011. (82 min.), son., color., 1 DVD.

Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos