PERFIL E PRINCIPAIS QUEIXAS DE PÓS-GRADUANDOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

  • Victor Mayer dos Santos Câmara Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Alexandre Henrique Amado da Matta Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Heron Laiber Bonadiman Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar o perfil dos estudantes que procuraram o serviço de psicologia de uma universidade federal e suas principais queixas. Para tal, realizou-se um estudo descritivo, de análise documental, com abordagem quantitativa, com recorte temporal de 2015 a 2018, a partir do banco de dados consolidado no serviço de atendimento psicológico. Os resultados indicaram um aumento no número de atendimentos, com predomínio para estudantes do sexo feminino, na faixa etária de 22 a 30 anos, que cursam Mestrado. As principais queixas se referem à sintomas de ansiedade, problemas acadêmicos, conflitos de relacionamento, desânimo e problemas emocionais. As queixas apresentaram, ainda, uma possível vulnerabilidade psicológica em função das diversas contingências em que estão expostos os estudantes da pós-graduação, sobretudo o cumprimento de demandas e exigências que os cursos impõem.

Biografía del autor/a

Victor Mayer dos Santos Câmara, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS, especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cândido Mendes e cursa o Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas pela UFVJM. Atua como Psicólogo Clínico. E-mail: victor.mayer@gmail.com

Alexandre Henrique Amado da Matta, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Psicologia pela UFMG, especialização em Gestão do Serviço Público pela UFVJM e mestrado em Ciências Humanas da UFVJM. Atualmente atua como psicólogo no Serviço de Psicologia da PROACE/UFVJM. E-mail: alexandredamatta@gmail.com

Heron Laiber Bonadiman, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (PPG-CH) da UFVJM. Doutor em Psicologia pela PUC-Minas com período sanduíche na Universitè Cergy-Pontoise (França). Graduação em
Psicologia e Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, ambos pela UFSJ. E-mail:  heronbonadiman@gmail.com

Citas

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ARINÕ, D. O.; BARDAGI, M. P. Relação entre fatores acadêmicos e saúde mental de estudantes universitários. Psicologia em Pesquisa, v.12, n.3, p.44-52, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/ article/view/23791>. Acesso em: 26 fev. 2020.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 mar. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: Reuni 2008 – Relatório do Primeiro Ano. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2069-reuni-relatorio-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 27 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html> Acesso em: 12 abr. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Plataforma Sucupira. 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/envioColeta/dadosFotoEnvioColeta.jsf. Acesso em: 16 abr. 2020.

FARO, A. Estresse e estressores na pós-graduação: estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 51-60, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100007. Acesso em: 25 fev. 2020.

GEOCAPES. Sistema de informações georreferenciadas da Capes. Brasília, DF: Capes, 2019. Disponível em https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 25 fev. de 2020

IBM Corp. Released 2013. IBM SPSS Statistics for Windows, Version 22.0. Armonk, NY: IBM Corp.

MATTA, A. H. A.; CÂMARA, V. M. S.; BONADIMAN, H. L. Análise do mal-estar do estudante universitário na perspectiva do perfil da clientela e das queixas acolhidas no atendimento psicológico de uma universidade federal. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.8, p.48-58, 2019. Disponibilidade em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1249/979. Acesso em: 26 fev. 2020.

PATRUS, Roberto; DANTAS, Douglas Cabral; SHIGAKI, Helena Belintani. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: uma ameaça à solidariedade entre pares?. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 13, n. 1, p. 1-18, Mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512015000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 Ago. de 2020

POUPART, Jean et Al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos / tradução de Ana Cristina Nasser – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. – (Coleção Sociologia)

UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. UFVJM em números. 2019. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/index.php?option=com_ docman&task=doc_download&gid=8152&Itemid=1031. Acesso em: 14 abr. 2020.

Publicado
2021-08-27