THE INFLUENCE OF AGENTS IN LANGUAGE LEARNING AS A COMPLEX SYSTEM: THE BUTTERFLY EFFECT AND THE EDGE OF CHAOS
Resumen
A Teoria da Complexidade estuda sistemas complexos, que apresentam fenômenos que contribuem para mudança: a beira do caos e o efeito borboleta. Este estudo possui como objetivo principal identificar aspectos da Teoria da Complexidade no aconselhamento linguageiro, evidenciar as consequências da beira do caos e do efeito borboleta no sistema complexo em pauta e analisar a influência de agentes no surgimento dessas situações caóticas. Alguns dos referenciais teóricos utilizados na investigação foram Larsen-Freeman (1997), Larsen-Freeman e Cameron (2008) and Mynard (2012). Para a condução desta pesquisa, foi necessário recorrer às sessões de aconselhamento linguageiro. Ao final, foi possível perceber que agentes presentes no sistema complexo da aluna contribuíram para o aparecimento da beira do caos e do efeito borboleta. Esses tiveram efeitos positivos e negativos na trajetória de aprendizagem da aconselhada, os quais eram imprevisíveis nas condições iniciais do sistema.
Citas
FELDER, R; SOLOMAN, B. Index of Learning Styles Questionnaires. 1994. Retrieved from:
FIORIN, J. (Org.) Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013.
GARDNER, D.; MILLER, L. Establishing Self-Acess: From theory to practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
KATO, S. Effects of Drawing and Sharing a “Picture of Life” in the First Session of a Mentoring Program for Experienced Learning Advisors. SiSAL Journal, v. 8, n. 3, p. 274-290, 2017.
LARSEN-FREEMAN, D. Chaos / Complexity Science and Second Language Acquisition. Applied Linguistics. Oxford, v. 2, n. 18, p. 141-165, 1997.
LARSEN-FREEMAN, D. Complexity Theory: The lessons continue. In: ORTEGA, L.; HAN, Z. Complexity Theory and Language Development: In celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2017. p. 11-50.
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.
MAGNO E SILVA, W. Conselheiros linguageiros como potenciais perturbadores de suas próprias trajetórias no sistema de aprendizagem. In: MAGNO E SILVA, W.; BORGES, E. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 199-220.
MAGNO E SILVA, W.; BORGES, E. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016.
MENEZES, V. Chaos and the complexity of second language acquisition. In: BENSON, P.; COOKER, L. (Eds.). The applied linguistic individual: sociocultural approaches to identity, agency and autonomy. Sheffield: Equinox Publishing Ltd., 2013. p. 59-74.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MYNARD, J. A suggested model for advising in language learning. In: MYNARD, J.; CARSON, L. (Ed.). Advising in Language Learning: dialogue, tools and context. Harlow: Pearson, 2012. p. 26-40.
PAIVA, V.; NASCIMENTO, M. (Orgs.). Sistemas adaptativos complexos: língua(gem) e aprendizagem. Campinas: Pontes Editores, 2011.
REINDERS, H. The what, why, and how of language advising. MexTESOL. Mexico City, v. 32, n. 2, p. 13-22, 2008.
SELIGER, H. W.; SHOHAMY, E. Second Language Research Methods. Oxford: Oxford Unversity Press, 1989.
TATZL, D. A Systemic View of Learner Autonomy. In: GKONOU, C.; TATZL, D.; MERCER, S. (Eds.). New Directions in Language Learning Psychology. Berlin: Springer, 2016. p. 39-51.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).