THE INFLUENCE OF AGENTS IN LANGUAGE LEARNING AS A COMPLEX SYSTEM: THE BUTTERFLY EFFECT AND THE EDGE OF CHAOS
Abstract
A Teoria da Complexidade estuda sistemas complexos, que apresentam fenômenos que contribuem para mudança: a beira do caos e o efeito borboleta. Este estudo possui como objetivo principal identificar aspectos da Teoria da Complexidade no aconselhamento linguageiro, evidenciar as consequências da beira do caos e do efeito borboleta no sistema complexo em pauta e analisar a influência de agentes no surgimento dessas situações caóticas. Alguns dos referenciais teóricos utilizados na investigação foram Larsen-Freeman (1997), Larsen-Freeman e Cameron (2008) and Mynard (2012). Para a condução desta pesquisa, foi necessário recorrer às sessões de aconselhamento linguageiro. Ao final, foi possível perceber que agentes presentes no sistema complexo da aluna contribuíram para o aparecimento da beira do caos e do efeito borboleta. Esses tiveram efeitos positivos e negativos na trajetória de aprendizagem da aconselhada, os quais eram imprevisíveis nas condições iniciais do sistema.
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