NEGRITUDE E REPRESENTATIVIDADE EM ỌMỌ-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS (2009), DE KIUSAM DE OLIVEIRA: UMA PROPOSTA DE LEITURA
Resumen
A lei 10.639/03 prevê a obrigatoriedade do ensino de história e da cultura de africana e afro-brasileira, contudo, há uma lacuna na aplicação da lei, em especial na Literatura. Pensando nessa lacuna é que propomos o presente trabalho de apresentação de uma proposta didática a partir da sequência básica (COSSON, 2009) da obra Ọmọ-oba: histórias de princesas (2009), escrita por Kiusam de Oliveira (1965- ), com ilustrações de Josias Marinho (1979- ), que consta na lista de 2011 do PNBE (Plano Nacional Biblioteca na Escola). Por ser uma obra escrita e pensada por um adulto para um leitor pressuposto criança analisaremos, também, os níveis adaptação (ZILBERMAN, 2003) da obra. Ainda, a obra destaca a ancestralidade e a representatividade negra permitindo a reflexão acerca do racismo. Como forma de avaliação da atividade, propomos a produção de perfis das princesas e príncipes negros dos contos na rede social Instagram.
Citas
BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Ministério da Educação. Disponível em
CLARK, Mamie; CLARK, Kenneth. Wish a Doll (Black Doll White Doll Experiment). 1939. Disponível em
COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª Ed. São Paulo: ática, 2005.
LYPP, Maria. Einleitung. In: LYPP, Maria. Literatur fur kinder. Gottigen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1977. In: ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. 11ªEd. Atual. E ampl. São Paulo: Global, 2003.
OLIVEIRA, Kiusam. Ọmọ-oba: Histórias de princesas. Ilustração Josias Marinho. Belo Horizonte: Mazza edições, 2009.
PRETA-RARA. Eu, empregada doméstica: A senzala moderna é o quartinho da empregada. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
TARJA PRETA. Falsa abolição. Direção de Dino Meneses, Michel Custódio e Renato Lone. Santos: Conceituall estúdio. 2013. Disponível em
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11ª Ed. Atual. e ampl. São Paulo: Global, 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).