NEGRITUDE E REPRESENTATIVIDADE EM ỌMỌ-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS (2009), DE KIUSAM DE OLIVEIRA: UMA PROPOSTA DE LEITURA
Abstract
A lei 10.639/03 prevê a obrigatoriedade do ensino de história e da cultura de africana e afro-brasileira, contudo, há uma lacuna na aplicação da lei, em especial na Literatura. Pensando nessa lacuna é que propomos o presente trabalho de apresentação de uma proposta didática a partir da sequência básica (COSSON, 2009) da obra Ọmọ-oba: histórias de princesas (2009), escrita por Kiusam de Oliveira (1965- ), com ilustrações de Josias Marinho (1979- ), que consta na lista de 2011 do PNBE (Plano Nacional Biblioteca na Escola). Por ser uma obra escrita e pensada por um adulto para um leitor pressuposto criança analisaremos, também, os níveis adaptação (ZILBERMAN, 2003) da obra. Ainda, a obra destaca a ancestralidade e a representatividade negra permitindo a reflexão acerca do racismo. Como forma de avaliação da atividade, propomos a produção de perfis das princesas e príncipes negros dos contos na rede social Instagram.
References
BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Ministério da Educação. Disponível em
CLARK, Mamie; CLARK, Kenneth. Wish a Doll (Black Doll White Doll Experiment). 1939. Disponível em
COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª Ed. São Paulo: ática, 2005.
LYPP, Maria. Einleitung. In: LYPP, Maria. Literatur fur kinder. Gottigen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1977. In: ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. 11ªEd. Atual. E ampl. São Paulo: Global, 2003.
OLIVEIRA, Kiusam. Ọmọ-oba: Histórias de princesas. Ilustração Josias Marinho. Belo Horizonte: Mazza edições, 2009.
PRETA-RARA. Eu, empregada doméstica: A senzala moderna é o quartinho da empregada. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
TARJA PRETA. Falsa abolição. Direção de Dino Meneses, Michel Custódio e Renato Lone. Santos: Conceituall estúdio. 2013. Disponível em
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11ª Ed. Atual. e ampl. São Paulo: Global, 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).