POLÍTICAS DE INCLUSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: DOS DIREITOS EDUCACIONAIS À LGBTQIAFOBIA NA ESCOLA

Palavras-chave: Educação. Políticas educacionais. Diversidade Cultural. LGBTQIAfobia.

Resumo

É cada vez mais necessário discutir acerca do direito à Educação, assim como da influência dos organismos internacionais na proposição de políticas educacionais no Brasil, as quais corroboraram para a inclusão da diversidade cultural nos espaços de escolarização. Dessa forma, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, pretendemos discutir Educação como direito subjetivo e o seu papel diante da diversidade que, ao longo das décadas, sobretudo a partir de 1980, foi sendo incluída em seus espaços, por isso, ao redesenhar o seu papel e, talvez por não compreender as diversas vozes, a Educação continua, em muitos espaços, corroborando para a invizibilização, a segregação e discriminação desses sujeitos e, dentre as práticas presentes, encontra-se a LGBTQIAfobia e suas mazelas. Por isso, defendemos a escola como espaço plural, despretendida de práticas conservadoras e aberta a todas as manifestações culturais, sejam quais forem elas.

Biografia do Autor

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato grosso do Sul - UEMS

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Paranaíba. Lotado no curso de Pedagogia e Programa de Mestrado em Educação. e-mail: regi.peixoto77@gmail.com Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX/CNPq).

Marcio Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Formado em Pedagogia, Mestre em Educação, Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação (FACED) e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM.

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Publicado
2020-12-15