POLÍTICAS DE INCLUSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: DOS DIREITOS EDUCACIONAIS À LGBTQIAFOBIA NA ESCOLA
Abstract
É cada vez mais necessário discutir acerca do direito à Educação, assim como da influência dos organismos internacionais na proposição de políticas educacionais no Brasil, as quais corroboraram para a inclusão da diversidade cultural nos espaços de escolarização. Dessa forma, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, pretendemos discutir Educação como direito subjetivo e o seu papel diante da diversidade que, ao longo das décadas, sobretudo a partir de 1980, foi sendo incluída em seus espaços, por isso, ao redesenhar o seu papel e, talvez por não compreender as diversas vozes, a Educação continua, em muitos espaços, corroborando para a invizibilização, a segregação e discriminação desses sujeitos e, dentre as práticas presentes, encontra-se a LGBTQIAfobia e suas mazelas. Por isso, defendemos a escola como espaço plural, despretendida de práticas conservadoras e aberta a todas as manifestações culturais, sejam quais forem elas.
References
ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 77-89, jan./jun., 2002.
ARENDT, H. As Origens do totalitarismo. Rio de Janeiro: Documentário, 1979.
BOBBIO, N. Era dos direitos. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1988.
BRASIL. Banco Mundial. s/d. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=120:banco-mundial&catid=51&lang=pt-BR&Itemid=593. Acesso em: 05 mai. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 mai. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 mai. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. v. 10. Brasília: Ministério da Educação, 1997.
BRASIL. Brasil Sem Homofobia: Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e Promoção da Cidadania Homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
BRASIL. Política Nacional de saúde integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Plano Nacional de Educação – Lei nº. 13.005/2014. Brasília: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 13 mai. 2020.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: CANDAU, Vera Maria Ferrão. (Org.). Cultura(s) e educação: entre o crítico e pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 13-37.
CARVALHO, Elma Julia de. Diversidade cultural: novos desafios para a gestão escolar. In: FAUSTINO, Rosangela Celia; MOTA, Lucio Tadeu (Org.). Cultura e diversidade cultural: questões para a educação. Maringá: Eduem, 2012. p. 53-80.
COLL, Agustí Nicolau. Propostas para uma diversidade cultural intercultural na era da globalização. São Paulo: Instituto Pólis, 2002.
DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília DF: UNESCO, 1996.
DINIS, Nilson. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, Curitiba/PR, n. 39, p. 39-50, jan./abr., 2011.
DUDH. Declaração Universal dos Direitos Humanos. ONU: Assembleia Geral das Nações Unidas, 1948.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Formação de professores: o que os professores contam de história e experiências com o racismo. In: FAUSTINO, Rosangela Celia; MOTA, Lucio Tadeu (Org.). Cultura e diversidade cultural: questões para a educação. Maringá: Eduem, 2012. p. 81-112.
FIGUEIRA, Marcia Luiza. A revista Capricho e a produção de corpos adolescentes femininos. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 124-135.
FURLANI, Jimena. Educação sexual: possibilidades didáticas. In: LOURO Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 66-81.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na Educação. 6. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010. p. 28-40.
GOMES, Nilma Lino. Educação e Diversidade Etnicocultural. In: RAMOS, Marise Nogueira; ADÃO, Jorge Manoel; BARROS, Graciete Maria Nascimento. Diversidade na Educação: reflexões e experiências. Brasília: Ministério da Educação, 2003. p. 67-76.
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, p. 30-41, nov./2001. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf. Acesso em: 21 jul. 2020.
IPEA. Atlas da Violência 2019. Brasília / Rio de Janeiro / São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A Pedagogia do Armário: heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar. Revista Educação On-line, PUC-Rio, n. 10, p. 64-83, 2012.
LEÃO, Letícia Gabriela Ramos. O fenômeno Bullying no ambiente escolar. Revista FACEVV, Vila Velha, n. 4, p. 119-135, jan./jun., 2010.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, Gênero e Sexualidade – o “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 41-52.
LOURO. Guacira Lopes. Sexualidade, gênero e educação – uma perspectiva pós-estruturalista. 3. ed. Patrópolis: vozes, 1999.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
ABGLT. Manual de Comunicação LGBT. 2011. Disponível em: https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2015/09/Manual-de-Comunica%C3%A7%C3%A3o-LGBT.pdf. Acesso em: 10 mai. 2020.
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 9-27.
MIGUEL, Luis Felipe. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero” – Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro/RJ, v. 07, n. 15, p. 590-621, 2016.
MILOT, Micheline. A educação intercultural e a abertura à diversidade religiosa. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 355-368, jan./dez., 2012.
NOGUEIRA, Sayonara Naider Bonfim; CABRAL, Euclides Afonso. A carne mais barata do mercado: dos assassinatos à violação de direitos humanos da população trans no Brasil. Uberlândia/MG: Observatório Trans, 2018.
OLIVEIRA, Márcio de. Políticas públicas e violência sexual contra crianças e adolescentes: Planos Municipais de Educação do estado do Paraná como documentos de (não) promoção da discussão. 136f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Dra. Eliane Rose Maio. Maringá, 2017.
OLIVEIRA, Márcio de; PEIXOTO, Reginaldo; MAIO, Eliane Rose. A Educação enquanto promotora de uma cultura de paz: o foco nas questões de Gênero e Sexualidade. Revista Amazônida, Manaus, v. 03, n. 02, p. 27-39, 2018.
PEIXOTO, Reginaldo. Bullying e homofobia na escola: implicações pedagógicas na percepção de alunos/as e professores/as do Ensino Médio. 221 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Eliane Rose Maio, Maringá, 2013.
POWER, Colin. A resposta da UNESCO de criar unidade na diversidade. In: CAMPBELL, Jack (Org.). Tradução de Patrícia Zimbres. Construindo um futuro comum: educando para a integração na diversidade. Brasília: UNESCO, 2002. p. 41-62.
RIBEIRO, Paula Regina Costa. Os corpos no espaço escolar: (re)configurações dos/as alunos/as anormais em tempos pós-modernos. In: FERRARI, Anderson; RIBEIRO, Maria Claudia; CASTRO, Roney Polato de; BARVOSA, Vanderlei (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade. Lavras: UFLA, 2014. p. 121-138.
RIOS, Roger Raupp. Homofobia na perspectiva dos direitos humanos e no contexto dos estudos sobre preconceito e discriminação. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília, DF: Ministério da Educação; UNESCO, 2009. p. 53-83.
ROSA, Graciema de Fátima. O corpo feito cenário. In: MEYER, Dagmar; SOARES, Rosângela (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004. p. 11-18.
SALM, Cláudio L.; FOGAÇA, Azuete. Questões críticas da Educação brasileira. 1995. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ci000131.pdf. Acesso em: 14 mai. 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos culturais. Petrópolis-RJ: Vozes; 2000. p. 73-102.
SHIROMA, Eneida; MORAES, Maria Célia Marcondes de. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).