EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DE MULHERES RIBEIRINHAS DE UMA CLASSE HOSPITALAR SOBRE A ESCOLA
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais tecidas a partir das imagens e sentidos contidos nos relatos e desenhos de educandas da Educação de Jovens e Adultos de uma classe hospitalar, acerca da escola, tanto a hospitalar quanto a escola que frequentavam em seus municípios de origem. Corresponde a uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa que tem por base a teoria das representações sociais na abordagem processual, principalmente no que concerne a duas categorias: a ancoragem e a objetivação. Para análise dos desenhos foram utilizadas categorias de análise. As participantes da pesquisa foram quatro educandas que frequentam a classe hospitalar do Espaço Acolher, casa anexa ao hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará. Este Espaço acolhe mulheres, crianças, jovens e idosas, que sofreram o acidente por motor de embarcação denominado escalpelamento, e precisam de alojamento enquanto realizam tratamento médico na cidade de Belém-Pará.
Citas
BUBER, M. Eu e Tu. Tradução do alemão, introdução e notas por Milton Aquiles Von Zuben. 10 ed. Revista. São Paulo: Centauro, 2012.
DELIBERADOR, H.; VILLELA, F. Acerca do conceito de saúde. Psic. Rev. São Paulo, volume 19, n.2, 225-237, 2010.
FERNANDES, C. et. All. A inserção da mulher na modalidade EJA. II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. II CINTED 16à 18 nov., 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID174_01092016175013.pdf. Acesso em 01/01/2019.
FEIO, S. C. S. Avaliação da cefaleia e qualidade de vida em mulheres vítimas de escalpamento na Amazônia. Macapá, 2017. Disponível em:
http://www2.unifap.br/ppcs/files/2017/12/AVALIA%C3%87%C3%83O-DA-CEFALEIA-E QUALIDADE-DE-VIDA-EM-MULHERES-V%C3%8DTIMAS-DE-ESCALPELAMENTO-NA-AMAZ%C3%94NIA.pdf Acesso: 30/01/18.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 16ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LEITE, P. C. S. Educação de jovens e adultos em ambiente hospitalar: representações sobre si, a educação e projetos de vida. 200f. [Dissertação de mestrado] do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Belém: UEPA, 2019.
MATOS, E.; MUGIATTI, M. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: vozes, 2004.
OLIVEIRA, I.; OLIVEIRA, W.; SILVEIRA, A. A técnica do desenho na pesquisa educacional sobre representações sociais. In: OLIVEIRA, I.; OLIVEIRA, W., LOBATO, H. Pesquisa educacional sobre representações sociais: o uso da técnica do desenho e dos mapas conceituais. São Carlos: Pedro e João editores, 2018.
VIGANO, S.; LAFFIN, M. H. A educação de jovens e adultos como espaço de empoderamento das mulheres. Revista EJA em debate. UFSC, periódicos, Ano 5, n.7, p.1-19, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2105/1. Acesso: 18/02/19
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).