EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DE MULHERES RIBEIRINHAS DE UMA CLASSE HOSPITALAR SOBRE A ESCOLA

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais tecidas a partir das imagens e sentidos contidos nos relatos e desenhos de educandas da Educação de Jovens e Adultos de uma classe hospitalar, acerca da escola, tanto a hospitalar quanto a escola que frequentavam em seus municípios de origem. Corresponde a uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa que tem por base a teoria das representações sociais na abordagem processual, principalmente no que concerne a duas categorias: a ancoragem e a objetivação. Para análise dos desenhos foram utilizadas categorias de análise. As participantes da pesquisa foram quatro educandas que frequentam a classe hospitalar do Espaço Acolher, casa anexa ao hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará. Este Espaço acolhe mulheres, crianças, jovens e idosas, que sofreram o acidente por motor de embarcação denominado escalpelamento, e precisam de alojamento enquanto realizam tratamento médico na cidade de Belém-Pará.

Author Biographies

Priscila Costa Soares Leite, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Psicóloga. Membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM/UAM Iztapalapa – México. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Professora Titular da Universidade do Estado do Pará.

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Published
2020-09-14
Section
Artigos