EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DE MULHERES RIBEIRINHAS DE UMA CLASSE HOSPITALAR SOBRE A ESCOLA
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais tecidas a partir das imagens e sentidos contidos nos relatos e desenhos de educandas da Educação de Jovens e Adultos de uma classe hospitalar, acerca da escola, tanto a hospitalar quanto a escola que frequentavam em seus municípios de origem. Corresponde a uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa que tem por base a teoria das representações sociais na abordagem processual, principalmente no que concerne a duas categorias: a ancoragem e a objetivação. Para análise dos desenhos foram utilizadas categorias de análise. As participantes da pesquisa foram quatro educandas que frequentam a classe hospitalar do Espaço Acolher, casa anexa ao hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará. Este Espaço acolhe mulheres, crianças, jovens e idosas, que sofreram o acidente por motor de embarcação denominado escalpelamento, e precisam de alojamento enquanto realizam tratamento médico na cidade de Belém-Pará.
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