SABERES INDÍGENAS: VIVÊNCIA E CONVIVÊNCIA

  • Neimar Machado de Sousa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Teodora de Souza Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Resumen

O artigo retrata a experiência de um projeto em andamento para formação continuada de professores indígenas das etnias Kaiowá, Terena e Guarani, Ação Saberes Indígenas na Escola (SIE), em desenvolvimento nas escolas indígenas com o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Ministério da Educação (MEC) e das prefeituras municipais. As reflexões resultam da análise das relações históricas entre a Educação Escolar Indígena, a Educação Indígena e a formação de professores indígenas na região de Dourados, Mato Grosso do Sul. O objetivo da ação é a formação continuada de professores indígenas em letramento, numeramento e produção de material didático. A fundamentação teórica e metodológica, construída pela instituição formadora em diálogo com os professores indígenas ao longo dos três anos, foi orientada de acordo com os princípios freirianos e a técnica do ensino com pesquisa para orientar o planejamento dos professores e formadores da ação. Entre os resultados destaca-se a contribuição da Ação Saberes Indígenas na continuidade de uma política de formação continuada para os professores indígenas nas aldeias da Reserva Indígena de Dourados e Panambizinho e a necessidade de regularidade nestas políticas públicas além de efetivação nas ações de governo e práticas pedagógicas.

Biografía del autor/a

Neimar Machado de Sousa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Neimar Machado de Sousa graduou-se em Filosofia na Universidade Católica Dom Bosco (1997), é mestre em História Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Atualmente é coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena "Teko Arandu" e professor adjunto da Faculdade Intercultural Indígena - FAIND na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. É secretário do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena - FNEEI e coordena o Serviço da Documentação e Informação sobre os Povos Indígenas em Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação Intercultural, Documentação Indígena e Etnohistória, com ênfase em História Latino-Americana, História das Ideias, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Os termos mais frequentes em sua produção científica são: história, história indígena, educação, história da educação, filosofia e história da filosofia.

Publicado
2017-10-27