SABERES INDÍGENAS: VIVÊNCIA E CONVIVÊNCIA
Abstract
O artigo retrata a experiência de um projeto em andamento para formação continuada de professores indígenas das etnias Kaiowá, Terena e Guarani, Ação Saberes Indígenas na Escola (SIE), em desenvolvimento nas escolas indígenas com o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Ministério da Educação (MEC) e das prefeituras municipais. As reflexões resultam da análise das relações históricas entre a Educação Escolar Indígena, a Educação Indígena e a formação de professores indígenas na região de Dourados, Mato Grosso do Sul. O objetivo da ação é a formação continuada de professores indígenas em letramento, numeramento e produção de material didático. A fundamentação teórica e metodológica, construída pela instituição formadora em diálogo com os professores indígenas ao longo dos três anos, foi orientada de acordo com os princípios freirianos e a técnica do ensino com pesquisa para orientar o planejamento dos professores e formadores da ação. Entre os resultados destaca-se a contribuição da Ação Saberes Indígenas na continuidade de uma política de formação continuada para os professores indígenas nas aldeias da Reserva Indígena de Dourados e Panambizinho e a necessidade de regularidade nestas políticas públicas além de efetivação nas ações de governo e práticas pedagógicas.
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