AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NA ERA DOS EXTREMOS: CENÁRIOS E DESAFIOS NA PÓS-MODERNIDADE

  • Denylson Douglas de Lima Cardoso Universidade Católica de Brasília/ Mestrado em Educação https://orcid.org/0000-0002-4212-3696
  • Jean Robert Batana Pires Ferreira Universidade Católica de Brasília/ Doutorando em Educação
Palavras-chave: Educação. Pós-modernidade. Coronavírus.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender os elementos significativos que constituem a era dos extremos nas políticas de educação diante do cenário pandêmico social atual. No presente estudo, utiliza-se da metodologia de pesquisa bibliográfica e histórico crítico para compreensão das políticas públicas em educação que convencionou-se chamar de era dos extremos no contexto da pós-modernidade diante dos diversos problemas do indivíduo no século XXI com o agravamento da crise da pandemia causada pela COVID-19. A pergunta norteadora deste estudo consiste em responder a seguinte indagação: Para onde vão as políticas públicas de educação no contexto da pós-modernidade agravada pela crise do novo Coronavírus?  Identificamos o itinerário traçado para o cumprimento no sentido filosófico de pós-modernidade, a partir das perspectivas de Lyotard e na compreensão da definição de Era dos Extremos de Eric Hobsbawm. Das implicações sobre as políticas de educação na Era dos Extremos e Pós-Modernidade, entendemos que refletem sobre o agravamento da falta de políticas públicas efetivas no combate do novo Coronavírus. Considerou-se as possibilidades de uma nova Paideia com reflexões nos aportes do pensamento de Milton Santos.

Biografia do Autor

Denylson Douglas de Lima Cardoso, Universidade Católica de Brasília/ Mestrado em Educação

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília.

Jean Robert Batana Pires Ferreira, Universidade Católica de Brasília/ Doutorando em Educação

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente, está inscrito como doutorando no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Brasilia, na área de Educação. Trabalhou como Pesquisador Associado no grupo de Automação e Controle - GRACO/UnB no período de 1998 a 1999, e como Consultor técnico no CNPq, na Coordenação das Engenharias (COENG), nas áreas de Engenharias de Materiais, Metalurgia e Minas de 2000 a 2003. Trabalhou como Consultor Técnico em Ciência e Tecnologia na Secretaria de Políticas de Informática e Automação/SEPIN, de 03/2006 a 08/2008 no Ministério de Ciência e Tecnologia, onde ingressou desde junho de 2009 como servidor público por meio de concurso público, no cargo de Analista em Ciência e Tecnologia. Atuou como professor horista nos cursos de Ciência da Computação, Matemática, Sistema de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Católica de Brasília de 2003.a 2012. Trabalhou também como Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, da Agência Espacial Brasileira, de 2013 a 2017. Atuou como Coordenado de Fomento à Inovação na Secretaria de Políticas Digitais/SEPOD entre 2017 e 2018 e, atualmente, é assessor da Coordenação Geral de Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação /SEMPI do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

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Publicado
2021-07-22