AS VISUALIDADES DA CULTURA INDÍGENA EM LIVRO DIDÁTICO

Resumen

Este estudo tem a finalidade de analisar as visualidades da cultura indígena no livro didático “Arte de Perto”. A pergunta que move a reflexão é: como o livro didático, adotado no ensino médio nas escolas públicas estaduais do Piauí está abordando os conteúdos sobre a cultura indígena conforme estabelece a Lei 11.645/08? Mediante pesquisa bibliográfica e documental, a análise se centra, mediante referenciais da Cultura Visual, nas ponderações sobre o uso de imagens e se o livro em foco dissemina ou desconstrói estereótipos culturais sobre os indígenas. Os resultados e discussões foram possíveis perceber a relevância de analisar um livro didático, com forte presença da cultura indígena do passado e presente. Depreende-se que seja necessária atenção na escolha de imagens sobre os indígenas brasileiros de modo a denunciar possíveis continuidades de estereótipos e propor mudanças de maneira a difundir a pluralidade cultural dos povos indígenas no Brasil nos livros didáticos.

Biografía del autor/a

Erinaldo Alves Nascimento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da disciplina Cultura Visual do Mestrado em Artes Visuais (PPVAG/UFPB).

 

Fábio Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor de Arte/SEME-Picos-PI.  

Citas

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Publicado
2022-05-17