AS VISUALIDADES DA CULTURA INDÍGENA EM LIVRO DIDÁTICO
Abstract
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS- ABNT. NBR 6023: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
BERNARDINO COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 15-24, abr. 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922016000100015&lng=en&nrm=iso>. acesso em: 23 de julho de 2020. <https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100002>.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília: Senado, 2003.
______. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Brasília: Senado, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm> . Acesso em: 25 de jul. de 2020.
_______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1996.
_______. Guia de Livros Didáticos PNLD. Brasília: Ministério da Educação, 2007.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais.Volume1, Brasília: MEC/SEF,1998.
CANDAU, Vera M. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012.
CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em <https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena.html>. Acesso em: 24 jul. 2020
FOUCAULT, M. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FOLHA DE SÃO PAULO. Educação. 2017. Disponível em https:// www1.folha.uol.com.br/educacao/ministerio-cancela-compra-de-livro-apos-suspeita-em-processo-de-escolha.shtml . Acesso em. Acesso 28 jun.2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estudos Especiais - O Brasil Indígena. 2019. Disponível em: <https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena.html>. Acesso em : 28 jun. 2019.
LUCIANO, G. S. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/SECAD; LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154565por.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2019.
MUNDUKURU, Daniel. Dia do Índio é data 'folclórica e preconceituosa', diz escritor indígena Daniel Munduruku. Entrevista concedida a BBC News Brasil. G1 Educação. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/19/dia-do-indio-e-data-folclorica-e-preconceituosa-diz-escritor-indigena-daniel-munduruku.ghtml>. Acesso em: 24 jul. 2020
NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.) Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.p. 209-226.
NASCIMENTO, E. A. do; SOUSA, I. B. de; COELHO, C. T. Um mundo encanta/dor nas visualidades da educação infantil. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Educação da cultura visual: aprender... pesquisar….ensinar. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015. p. 263-287.
PEIXOTO, K.P.F. Racismo contra Indígenas: reconhecer é combater. Revista Anthropológicas,ano 21, 28(2): p. 27-56, 2017.
ROCHA, Maurilio Andrade; et al. Arte de Perto. 1ª edição, volume único, São Paulo: Editora Leya,2016.
IDEIAS DE MURAL PARA O DIA DO ÍNDIO. Aluno ON. Disponível em: <https://alunoon.com.br/infantil/atividades.php?c=242>. Acesso em: 24 jul. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).