AS VISUALIDADES DA CULTURA INDÍGENA EM LIVRO DIDÁTICO

Palavras-chave: Ensino Médio. Arte de Perto. Cultura Visual. Lei 11.645/08.

Resumo

Este estudo tem a finalidade de analisar as visualidades da cultura indígena no livro didático “Arte de Perto”. A pergunta que move a reflexão é: como o livro didático, adotado no ensino médio nas escolas públicas estaduais do Piauí está abordando os conteúdos sobre a cultura indígena conforme estabelece a Lei 11.645/08? Mediante pesquisa bibliográfica e documental, a análise se centra, mediante referenciais da Cultura Visual, nas ponderações sobre o uso de imagens e se o livro em foco dissemina ou desconstrói estereótipos culturais sobre os indígenas. Os resultados e discussões foram possíveis perceber a relevância de analisar um livro didático, com forte presença da cultura indígena do passado e presente. Depreende-se que seja necessária atenção na escolha de imagens sobre os indígenas brasileiros de modo a denunciar possíveis continuidades de estereótipos e propor mudanças de maneira a difundir a pluralidade cultural dos povos indígenas no Brasil nos livros didáticos.

Biografia do Autor

Erinaldo Alves Nascimento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da disciplina Cultura Visual do Mestrado em Artes Visuais (PPVAG/UFPB).

 

Fábio Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor de Arte/SEME-Picos-PI.  

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Publicado
2022-05-17