FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE SABERES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavras-chave: Formação de Professores. Prática Docente. Educação Inclusiva. Narrativas.

Resumo

O artigo aponta a percepção dos professores de relacionar formação teórica com prática docente e a necessidade de novas formações – inicial e continuada – que auxiliem a prática dos professores da escola regular e escola especializada em educação especial. Assim, compreende-se a importância da reflexão teórica sobre a prática e os procedimentos utilizados em sala de aula, e como isso deve ser associado a um projeto de formação continuada para que possam orientar e estimular o aluno com deficiência, fazendo com que ele tenha uma aprendizagem significativa. Esse artigo foi elaborado por meio de uma pesquisa qualitativa, de campo e bibliográfica, que seguiu aos critérios metodológicos da história oral temática. Considerando as narrativas construídas, discutiram-se os aspectos relevantes sobre a formação e a prática dos professores com o aluno com deficiência. Os resultados apontaram insuficiência da formação inicial oferecer os elementos complexos para o trabalho com as especificidades das deficiências, e a necessidade de as formações continuadas estarem ligadas à prática de docentes para melhor mediar o aprendizado de seus alunos.

Biografia do Autor

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté (DCSL-UNITAU) e dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Desenvolvimento Humano, Mestrado Professional em Educação, ambos da UNITAU e Mestrado em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Sul de Minas (Unis). 

Erica Andreia Cortez Monteiro, Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro (FACIC)

Doutoranda em Psicologia Educacional pela Unifieo - Osasco-SP. Mestra em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Professora na Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro (FACIC). 

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutora em Educação pela UNEMAT. Doutora em educação pela UFMS. Mestra em educação pela Universidade Católica Dom Bosco ( UCDB). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  (UFMS). 

 

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Publicado
2022-06-24