FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE SABERES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Resumen

O artigo aponta a percepção dos professores de relacionar formação teórica com prática docente e a necessidade de novas formações – inicial e continuada – que auxiliem a prática dos professores da escola regular e escola especializada em educação especial. Assim, compreende-se a importância da reflexão teórica sobre a prática e os procedimentos utilizados em sala de aula, e como isso deve ser associado a um projeto de formação continuada para que possam orientar e estimular o aluno com deficiência, fazendo com que ele tenha uma aprendizagem significativa. Esse artigo foi elaborado por meio de uma pesquisa qualitativa, de campo e bibliográfica, que seguiu aos critérios metodológicos da história oral temática. Considerando as narrativas construídas, discutiram-se os aspectos relevantes sobre a formação e a prática dos professores com o aluno com deficiência. Os resultados apontaram insuficiência da formação inicial oferecer os elementos complexos para o trabalho com as especificidades das deficiências, e a necessidade de as formações continuadas estarem ligadas à prática de docentes para melhor mediar o aprendizado de seus alunos.

Biografía del autor/a

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté (DCSL-UNITAU) e dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Desenvolvimento Humano, Mestrado Professional em Educação, ambos da UNITAU e Mestrado em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Sul de Minas (Unis). 

Erica Andreia Cortez Monteiro, Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro (FACIC)

Doutoranda em Psicologia Educacional pela Unifieo - Osasco-SP. Mestra em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Professora na Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro (FACIC). 

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutora em Educação pela UNEMAT. Doutora em educação pela UFMS. Mestra em educação pela Universidade Católica Dom Bosco ( UCDB). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  (UFMS). 

 

Citas

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Publicado
2022-06-24