FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE SABERES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumen
O artigo aponta a percepção dos professores de relacionar formação teórica com prática docente e a necessidade de novas formações – inicial e continuada – que auxiliem a prática dos professores da escola regular e escola especializada em educação especial. Assim, compreende-se a importância da reflexão teórica sobre a prática e os procedimentos utilizados em sala de aula, e como isso deve ser associado a um projeto de formação continuada para que possam orientar e estimular o aluno com deficiência, fazendo com que ele tenha uma aprendizagem significativa. Esse artigo foi elaborado por meio de uma pesquisa qualitativa, de campo e bibliográfica, que seguiu aos critérios metodológicos da história oral temática. Considerando as narrativas construídas, discutiram-se os aspectos relevantes sobre a formação e a prática dos professores com o aluno com deficiência. Os resultados apontaram insuficiência da formação inicial oferecer os elementos complexos para o trabalho com as especificidades das deficiências, e a necessidade de as formações continuadas estarem ligadas à prática de docentes para melhor mediar o aprendizado de seus alunos.
Citas
CARVALHO, Maria Lucia Mendes e RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História Oral na Educação: memórias e identidades. São Paulo: Centro Paula Souza, 2013.
DELORS, Jacques (org). Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GADELHA, Crismeire; CRESPO, Ana Maria M.; e RIBEIRO, Suzana L. S. Memórias da Luta: Protagonistas do AIPD. In: SECRETARIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA; MEMORIAL DA INCLUSÃO. (Org.). 30 Anos do AIPD. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2009.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no oficio do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: artemed, 2002.
RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado; LEAL, Gisele Karina. Educação inclusiva e história oral: narrativas de professores sobre a deficiência na infância. Revista Observatório, v. 2, n. 1, p. 161-177, 1 maio 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1812. Acesso em 20 out. 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de; VITTA, Alberto de; MONTEIRO, Alexandra S. R.
Percepção de professores de educação infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000300007> Acesso em 20 out. 2018.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Fundamentos de defectologia. Madrid: Portugal: Visor, 1995.
_________ A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).