FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE SABERES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Abstract
O artigo aponta a percepção dos professores de relacionar formação teórica com prática docente e a necessidade de novas formações – inicial e continuada – que auxiliem a prática dos professores da escola regular e escola especializada em educação especial. Assim, compreende-se a importância da reflexão teórica sobre a prática e os procedimentos utilizados em sala de aula, e como isso deve ser associado a um projeto de formação continuada para que possam orientar e estimular o aluno com deficiência, fazendo com que ele tenha uma aprendizagem significativa. Esse artigo foi elaborado por meio de uma pesquisa qualitativa, de campo e bibliográfica, que seguiu aos critérios metodológicos da história oral temática. Considerando as narrativas construídas, discutiram-se os aspectos relevantes sobre a formação e a prática dos professores com o aluno com deficiência. Os resultados apontaram insuficiência da formação inicial oferecer os elementos complexos para o trabalho com as especificidades das deficiências, e a necessidade de as formações continuadas estarem ligadas à prática de docentes para melhor mediar o aprendizado de seus alunos.
References
CARVALHO, Maria Lucia Mendes e RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História Oral na Educação: memórias e identidades. São Paulo: Centro Paula Souza, 2013.
DELORS, Jacques (org). Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GADELHA, Crismeire; CRESPO, Ana Maria M.; e RIBEIRO, Suzana L. S. Memórias da Luta: Protagonistas do AIPD. In: SECRETARIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA; MEMORIAL DA INCLUSÃO. (Org.). 30 Anos do AIPD. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2009.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no oficio do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: artemed, 2002.
RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado; LEAL, Gisele Karina. Educação inclusiva e história oral: narrativas de professores sobre a deficiência na infância. Revista Observatório, v. 2, n. 1, p. 161-177, 1 maio 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1812. Acesso em 20 out. 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de; VITTA, Alberto de; MONTEIRO, Alexandra S. R.
Percepção de professores de educação infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000300007> Acesso em 20 out. 2018.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Fundamentos de defectologia. Madrid: Portugal: Visor, 1995.
_________ A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).