MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PARA PROSSEGUIREM SEUS ESTUDO FRENTE AS DIFICULDADES DA PANDEMIA COVID-19
Resumen
Este trabalho pretende analisar a motivação escolar dos alunos de 3º ano do ensino médio de uma escola Estadual do Estado de Minas Gerais, após terem suas atividades escolares interrompidas por causa da pandemia da COVID-19. Para tais fatores serem debatidos, comentaremos sobre estrutura do contexto escolar vigente, o ambiente, estrutura educacional e a matriz estrutural do 3º ano, fazendo referência à finalização de uma etapa visando outra. Abordaremos sobre o momento de interrupção do andamento escolar, frente a pandemia instaurada pela COVID-19, proliferada em todo o mundo, a política educacional e especialmente a motivação existente, para o aluno no terceiro ano do Ensino Médio concluir esta etapa escolar. Em meio a essa discussão e por meio de uma pesquisa qualitativa, ao discutir a sinalização de todo um sistema educacional amparado pela sociedade com a finalidade de ter qualidade e garantir o aprendizado de seus alunos com uma trajetória educacional regular, sem reprovações, veremos que nesse percurso após a pandemia da COVID-19 muitos desistiram de estudar podendo não concretizar esta etapa. Com isso, procuraremos consolidar, por meio de um questionário, o que os alunos, pensam sobre a escola, essa etapa, e o período, qual o motivo principal que o impossibilitou de continuar o percurso escolar, ou seja, a evasão.
Citas
ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e da Pedagogia: Geral Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
AZEVEDO, Fernando et al. O manifesto dos pioneiros da educação nova. São Paulo: Nacional, 1932.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 46 ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 de nov. de 2018.
_______, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 03 de nov. de 2018.
_______, MEC. Despacho de 29 de Maio de 2020. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=01/06/2020&jornal=515&pagina=32. Acesso em: 07 de jun. de 2020.
_______, Ministério da Saúde. Corona Vírus COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 07 de jun. de 2020.
CANÁRIO, Rui. Escola, crise ou mutação? In NÓVOA, Antônio (dir.) Espaços de Educação, tempos de formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
JAEGER, Werner. Paidéia - A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
LANA, Raquel Martins; et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. PERSPECTIVAS - Cad. Saúde Pública 36 (3) 13 Mar 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00019620. Acesso em: 17 de jun. de 2020.
LOPES, José Marcos et al. O estudo da média, da mediana e da moda através de um jogo e da resolução de problemas. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, nov. 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2013/ matematica_artigos/artigo_media_mediana_moda_jogo.pdf. Acesso em: 17 de mai. de 2019.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Fazenda. Coronavírus tudo que você precisa saber sobre o Covid-19. Disponível em: http://www.fazenda.mg.gov.br/coronavirus/monitoramento/cartilha-coronavirus.pdf. Acesso em: 05 de jun. de 2020.
MUSZKAT, Mauro et al. Neuroanatomia funcional básica para o neuropsicólogo. In: Neuropsicologia: teoria e prática (Org.). 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 26-43.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).