MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PARA PROSSEGUIREM SEUS ESTUDO FRENTE AS DIFICULDADES DA PANDEMIA COVID-19
Abstract
Este trabalho pretende analisar a motivação escolar dos alunos de 3º ano do ensino médio de uma escola Estadual do Estado de Minas Gerais, após terem suas atividades escolares interrompidas por causa da pandemia da COVID-19. Para tais fatores serem debatidos, comentaremos sobre estrutura do contexto escolar vigente, o ambiente, estrutura educacional e a matriz estrutural do 3º ano, fazendo referência à finalização de uma etapa visando outra. Abordaremos sobre o momento de interrupção do andamento escolar, frente a pandemia instaurada pela COVID-19, proliferada em todo o mundo, a política educacional e especialmente a motivação existente, para o aluno no terceiro ano do Ensino Médio concluir esta etapa escolar. Em meio a essa discussão e por meio de uma pesquisa qualitativa, ao discutir a sinalização de todo um sistema educacional amparado pela sociedade com a finalidade de ter qualidade e garantir o aprendizado de seus alunos com uma trajetória educacional regular, sem reprovações, veremos que nesse percurso após a pandemia da COVID-19 muitos desistiram de estudar podendo não concretizar esta etapa. Com isso, procuraremos consolidar, por meio de um questionário, o que os alunos, pensam sobre a escola, essa etapa, e o período, qual o motivo principal que o impossibilitou de continuar o percurso escolar, ou seja, a evasão.
References
ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e da Pedagogia: Geral Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
AZEVEDO, Fernando et al. O manifesto dos pioneiros da educação nova. São Paulo: Nacional, 1932.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 46 ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 de nov. de 2018.
_______, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 03 de nov. de 2018.
_______, MEC. Despacho de 29 de Maio de 2020. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=01/06/2020&jornal=515&pagina=32. Acesso em: 07 de jun. de 2020.
_______, Ministério da Saúde. Corona Vírus COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 07 de jun. de 2020.
CANÁRIO, Rui. Escola, crise ou mutação? In NÓVOA, Antônio (dir.) Espaços de Educação, tempos de formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
JAEGER, Werner. Paidéia - A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
LANA, Raquel Martins; et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. PERSPECTIVAS - Cad. Saúde Pública 36 (3) 13 Mar 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00019620. Acesso em: 17 de jun. de 2020.
LOPES, José Marcos et al. O estudo da média, da mediana e da moda através de um jogo e da resolução de problemas. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, nov. 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2013/ matematica_artigos/artigo_media_mediana_moda_jogo.pdf. Acesso em: 17 de mai. de 2019.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Fazenda. Coronavírus tudo que você precisa saber sobre o Covid-19. Disponível em: http://www.fazenda.mg.gov.br/coronavirus/monitoramento/cartilha-coronavirus.pdf. Acesso em: 05 de jun. de 2020.
MUSZKAT, Mauro et al. Neuroanatomia funcional básica para o neuropsicólogo. In: Neuropsicologia: teoria e prática (Org.). 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 26-43.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).