REVISÃO SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA
Resumen
Sustentabilidade ecossocial é a condição fulcral destes tempos atuais de crises, e o ensino superior voltado à formação docente deve ser o espaço por excelência de implementação e de difusão dessa iniciativa por meio de sua função social. A abordagem da educação para a sustentabilidade (EpS) no contexto da formação inicial e continuada de docentes tem sido uma realidade a partir do surgimento da Agenda 2030, mas ainda de maneira limitada. Poucas são as produções científicas publicadas que tratam de práticas educativas, no processo de ensino-aprendizagem na educação superior, sobre sustentabilidade. Esta revisão de literatura procurou examinar as evidências existentes em estudos publicados em periódicos que discutem sobre a EpS, incluindo as práticas educativas implementadas e as lacunas existentes. A revisão da literatura realizada encontrou 19 artigos de periódicos revisados por pares. Destas, apenas 6 publicações foram analisadas disponibilizados nas bases SciELO, Google Scholar e ERIC, utilizando-se de processos de exclusão em diversas etapas. A estratégia seguida consistiu em localizar documentos por uma estratégia de busca confiável; estabelecer os critérios para a seleção bibliográfica a ser analisada a partir dos estudos localizados e analisá-los rigorosamente com base em critérios de inclusão e exclusão. Os resultados apontaram para a existência de lacunas nas literaturas sobre as maneiras de como a EpS vem sendo abordada no contexto da formação docente no ensino superior, mais precisamente no curso de Pedagogia, apesar da sua importância diante da atual situação de insustentabilidade do planeta.
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