REVISÃO SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA
Abstract
Sustentabilidade ecossocial é a condição fulcral destes tempos atuais de crises, e o ensino superior voltado à formação docente deve ser o espaço por excelência de implementação e de difusão dessa iniciativa por meio de sua função social. A abordagem da educação para a sustentabilidade (EpS) no contexto da formação inicial e continuada de docentes tem sido uma realidade a partir do surgimento da Agenda 2030, mas ainda de maneira limitada. Poucas são as produções científicas publicadas que tratam de práticas educativas, no processo de ensino-aprendizagem na educação superior, sobre sustentabilidade. Esta revisão de literatura procurou examinar as evidências existentes em estudos publicados em periódicos que discutem sobre a EpS, incluindo as práticas educativas implementadas e as lacunas existentes. A revisão da literatura realizada encontrou 19 artigos de periódicos revisados por pares. Destas, apenas 6 publicações foram analisadas disponibilizados nas bases SciELO, Google Scholar e ERIC, utilizando-se de processos de exclusão em diversas etapas. A estratégia seguida consistiu em localizar documentos por uma estratégia de busca confiável; estabelecer os critérios para a seleção bibliográfica a ser analisada a partir dos estudos localizados e analisá-los rigorosamente com base em critérios de inclusão e exclusão. Os resultados apontaram para a existência de lacunas nas literaturas sobre as maneiras de como a EpS vem sendo abordada no contexto da formação docente no ensino superior, mais precisamente no curso de Pedagogia, apesar da sua importância diante da atual situação de insustentabilidade do planeta.
References
AVERY, Helen; NORDÉN, Birgitta. (2017), Working with the divides: Two critical axes in development for transformative professional practices. International Journal of Sustainability in Higher Education, Vol. 18 No. 5, pp. 666-680.
BENTO, António. (2012). Como fazer uma revisão da literatura: considerações teóricas e práticas. Revista JA, 65 (7), 42-44. Recuperado em: http://www3.uma.pt/bento/Repositorio/ Revisaodaliteratura.pdf
BUCKLER, Carolee; CREECH, Heather. Shaping the future we want: un decade of education for sustainable development; Final Report. UNESCO: Paris, France, 2014.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
CODINA, LIuís; LOPEZOSA, Carlos. (2020). Documentación periodística: búsqueda avanzada y bases de datos de prensa 2020. Barcelona, Área de Formatos Digitales.
COTTON, Debby; WINTER, Jennie. 2010. “It’s Not Just Bits of Paper and Light Bulbs’: A Review of Sustainability Pedagogies and Their Potential for Use in Higher Education.” In: Sustainability Education: Perspectives and Practice across Higher Education, edited by P. Jones, D. Selby, and S. Sterling, 39–54. London: Earthscan.
FISCHER, Marta Luciane. Tem um Estudante Autista na minha Turma! E Agora? O Diário Reflexivo Promovendo a Sustentabilidade Profissional no Desenvolvimento de Oportunidades Pedagógicas para Inclusão. Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 25, n. 4, p. 535-552, Dec. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400535&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 July 2020. Epub Nov 25, 2019. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400001.
FREIRE, Ana Maria. Educação para a Sustentabilidade: Implicações para o Currículo Escolar e para a Formação de Professores. In: Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1, p. 141-154, 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i1p141-154.
IDEIA SUSTENTÁVEL. Universidades declaram compromissos com a sustentabilidade na Rio+20. Disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/universidades-declaram-compromissos-com-a-sustentabilidade-na-rio20/. Acesso em: 01 jul. 2020.
JERONEN, Eila; PALMBERG, Irmeli; YLI-PANULA, Eija. Teaching Methods in Biology Education and Sustainability Education Including Outdoor Education for Promoting Sustainability: a literature review, Educ. Sci. 2017, 7 (1), 1; https://doi.org/10.3390/educsci7010001
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 118, p. 189-206, Mar. 2003. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 jul. 2020.
KUHLMAN, Tom; FARRINGTON, Jonh. What is Sustainability? Sustainability, 2010, v. 2, 3436-3448; doi:10.3390/su2113436.
LEAL FILHO, W. Sustainability 2.0” a new age of sustainable development in higher education", International Journal of Sustainability in Higher Education, Vol. 16 No. 1. https://doi.org/10.1108/IJSHE-10-2014-0149, 2015.
LOZANO, Rodrigo et al. A review of commitment and implementation of sustainable development in higher education: results from a worldwide survey, Journal of Cleaner Production, v. 108, p. 1-18. 2015. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.09.048
MORA PENAGOS, William Manuel. Desarrollo de capacidades y formación en competencias ambientales en el profesorado de ciencias. Rev. Fac. Cienc. Tecnol., Bogotá, n. 38, p. 185-203, July 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-38142015000200011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 July 2020.
NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL-ONU BR. A Agenda 2030. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 08 jul. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PUCCINI, Lucas Rebelo Silva et al. Comparativo entre as bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico com o foco na temática Educação Médica. Cadernos UniFOA, v. 10, n. 28, p. 75-82, 2015.
RESTREPO, Maria Mercedes Callejas; BLANCO-PORTELA, Norka; LADINO-OSPINA, Yolanda; SIGUA, Rosa Nidia Tuay; VARGAS, Kenneth Ochoa (2017), Desenvolvimento profissional de educadores universitários em ESD: um estudo a partir de estilos pedagógicos. International Journal of Sustentabilidade no ensino superior, vol. 18 No. 5, pp. 648-665.
SANTOS, Fernando Sebra; ALMEIDA FILHO, Naomar. A quarta missão da Universidade: internacionalização na sociedade do conhecimento. Brasília: Editora UnB; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
SILVA, Valdenildo da Silva.; PONTES, Julio Cesar de. (2020). Educação para a sustentabilidade em currículos da educação básica: implementação e desafios. Brazilian Journal of Development, 6 (5), 30320-30330. Doi:10.34117/bjdv6n5-475.
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio; PIETROCOLA, Maurício. Características de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na Educação Científica. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 215-233, Jan. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100215&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 Jul. 2020. Epub Apr 25, 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190010014.
STERLING, Stephen. 2012. The Future Fit Framework: An Introductory Guide to Teaching and Learning for Sustainability. In HE. York: The Higher Education Academy.
STERLING, Stephen. Learning for resilience, or the resilient learner? Towards a necessary reconciliation in a paradigm of sustainable education. Environmental Education Research, 16 (5-6), 511-528, 2010. doi: 10.1080/13504622.2010.505427
TILBURY, Daniella. Education for sustainability in higher education. Report commissioned by UNESCO ESD secretariat to inform the 3rd Global DESD report and global action programmed (In Prep), 2015.
UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 120p, 2005.
UNITED NATIONS. The Millennium Development Goals Report. 2015. p. 21.
VARELA-LOSADA, Mercedes; ARIAS-CORREA, Azucena; VEGA-MARCOTE, Pedro. Educar para el cambio y la sostenibilidad: Evaluación de una propuesta de aprendizaje experiencial para formar al profesorado en formación inicial. Rev. Port. de Educação, Braga, v. 32, n. 2, p. 57-73, dez. 2019. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: em 07 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.15303.
VASCONCELLOS, Maura Maria Morita; SORDI, Mara Regina Lemes de. Formar professores universitários: tarefa (im)possível? Interface (Botucatu), Botucatu, v. 20, n. 57, p. 403-414, June 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200403&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 July 2020. Epub Feb 16, 2016. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0450.
VILCHES, Amparo; PÉRES, Daniel Gil. La educación para la sostenibilidad en la universidad: el reto de la formación del profesorado, Ambientalización curricular y sostenibilidad. Nuevos retos de profesionalización docente, v. 16, n. 2, 2012. http://www.ugr.es/~recfpro/rev162ART2.pdf
WALS, Arjen E. J. Social learning towards a sustainable world: principles, perspectives, and praxis. Wageningen Academic Publishens, The Netherlands, 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).