REVISÃO SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA

Palavras-chave: Educação para a Sustentabilidade. Formação Docente. Práticas Educativas.

Resumo

Sustentabilidade ecossocial é a condição fulcral destes tempos atuais de crises, e o ensino superior voltado à formação docente deve ser o espaço por excelência de implementação e de difusão dessa iniciativa por meio de sua função social. A abordagem da educação para a sustentabilidade (EpS) no contexto da formação inicial e continuada de docentes tem sido uma realidade a partir do surgimento da Agenda 2030, mas ainda de maneira limitada. Poucas são as produções científicas publicadas que tratam de práticas educativas, no processo de ensino-aprendizagem na educação superior, sobre sustentabilidade. Esta revisão de literatura procurou examinar as evidências existentes em estudos publicados em periódicos que discutem sobre a EpS, incluindo as práticas educativas implementadas e as lacunas existentes. A revisão da literatura realizada encontrou 19 artigos de periódicos revisados por pares. Destas, apenas 6 publicações foram analisadas disponibilizados nas bases SciELO, Google Scholar e ERIC, utilizando-se de processos de exclusão em diversas etapas. A estratégia seguida consistiu em localizar documentos por uma estratégia de busca confiável; estabelecer os critérios para a seleção bibliográfica a ser analisada a partir dos estudos localizados e analisá-los rigorosamente com base em critérios de inclusão e exclusão. Os resultados apontaram para a existência de lacunas nas literaturas sobre as maneiras de como a EpS vem sendo abordada no contexto da formação docente no ensino superior, mais precisamente no curso de Pedagogia, apesar da sua importância diante da atual situação de insustentabilidade do planeta.

Biografia do Autor

André Menezes de Jesus, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestrando em Ciências Ambientais do Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pós-graduado pela Universidade Federal de Sergipe (Gestão de Políticas Públicas com Foco em Gênero e Raças). Graduado em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França. Atualmente estou coordenador pedagógico da escola Nossa Senhora de Fátima - CNSF Natal/RN.

Valdenildo Pedro da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Geografia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professor Titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e do Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais. 

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Publicado
2021-11-09
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos