A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA WAKÕMEKWA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

  • Edimar Srênõkrã Calixto Xerente Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Karylleila dos Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumen

O presente trabalho é voltado para a Educação Intercultural Indígena e busca compreender os desafios e as perspectivas da Escola Wakõmekwa, aldeia Riozinho Kakumhu, povo Akwê. Nossa pretensão é apresentar um panorama da Educação Intercultural no Brasil e um esboço da educação intercultural e seu vínculo com os povos indígenas do Tocantins, em especial, a história do povo Akwê-Xerente. É nosso desejo que futuramente o resultado deste trabalho possa ajudar a Escola Wakõmekwa, município de Tocantínia, em seu fortalecimento cultural e identitário, incentivar os alunos na continuidade de seus estudos, conscientizar a comunidade que podemos alcançar nossos objetivos e mostrar que o Povo Xerente valoriza a educação na aldeia.

Biografía del autor/a

Edimar Srênõkrã Calixto Xerente, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Aluno do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT),
Câmpus de Palmas, pertencente ao povo Akwê-Xerente

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia. É bolsista Produtividade em Pesquisa da UFT.

Citas

ÂNGELO. Francisco Novantino P. A educação e a diversidade cultural. In: Cadernos de Educação Indígena – 3. Grau Indígena. N. 01. Vol.01. Barra do Bugres: Unemat, págs.34-40, 2002.

II CONEEI- Conferencia Nacional de Educação Escolar Indígena, (2016, p 8) Comissão Organizadora Nacional.- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), [2016]...p.il.

MAHER, T. M. A Formação de Professores Indígenas: repensando trajetória. In: GRUPIONI, L. D. B. Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. SECAD/MEC: Brasília, 2006.

SANTOS, G. L. B. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Situação escolar indígena no Brasil. SECAD/MEC/UNESCO: Brasília 2006.19-20.

THÊKLA, S. W. – Povo Akwê Xerente. Vida, Cultura e Identidade. Editora Rona: Belo Horizonte, 2012.

Publicado
2017-10-27