A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA WAKÕMEKWA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Resumen
O presente trabalho é voltado para a Educação Intercultural Indígena e busca compreender os desafios e as perspectivas da Escola Wakõmekwa, aldeia Riozinho Kakumhu, povo Akwê. Nossa pretensão é apresentar um panorama da Educação Intercultural no Brasil e um esboço da educação intercultural e seu vínculo com os povos indígenas do Tocantins, em especial, a história do povo Akwê-Xerente. É nosso desejo que futuramente o resultado deste trabalho possa ajudar a Escola Wakõmekwa, município de Tocantínia, em seu fortalecimento cultural e identitário, incentivar os alunos na continuidade de seus estudos, conscientizar a comunidade que podemos alcançar nossos objetivos e mostrar que o Povo Xerente valoriza a educação na aldeia.
Citas
ÂNGELO. Francisco Novantino P. A educação e a diversidade cultural. In: Cadernos de Educação Indígena – 3. Grau Indígena. N. 01. Vol.01. Barra do Bugres: Unemat, págs.34-40, 2002.
II CONEEI- Conferencia Nacional de Educação Escolar Indígena, (2016, p 8) Comissão Organizadora Nacional.- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), [2016]...p.il.
MAHER, T. M. A Formação de Professores Indígenas: repensando trajetória. In: GRUPIONI, L. D. B. Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. SECAD/MEC: Brasília, 2006.
SANTOS, G. L. B. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Situação escolar indígena no Brasil. SECAD/MEC/UNESCO: Brasília 2006.19-20.
THÊKLA, S. W. – Povo Akwê Xerente. Vida, Cultura e Identidade. Editora Rona: Belo Horizonte, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).