A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA WAKÕMEKWA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Abstract
O presente trabalho é voltado para a Educação Intercultural Indígena e busca compreender os desafios e as perspectivas da Escola Wakõmekwa, aldeia Riozinho Kakumhu, povo Akwê. Nossa pretensão é apresentar um panorama da Educação Intercultural no Brasil e um esboço da educação intercultural e seu vínculo com os povos indígenas do Tocantins, em especial, a história do povo Akwê-Xerente. É nosso desejo que futuramente o resultado deste trabalho possa ajudar a Escola Wakõmekwa, município de Tocantínia, em seu fortalecimento cultural e identitário, incentivar os alunos na continuidade de seus estudos, conscientizar a comunidade que podemos alcançar nossos objetivos e mostrar que o Povo Xerente valoriza a educação na aldeia.
References
ÂNGELO. Francisco Novantino P. A educação e a diversidade cultural. In: Cadernos de Educação Indígena – 3. Grau Indígena. N. 01. Vol.01. Barra do Bugres: Unemat, págs.34-40, 2002.
II CONEEI- Conferencia Nacional de Educação Escolar Indígena, (2016, p 8) Comissão Organizadora Nacional.- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), [2016]...p.il.
MAHER, T. M. A Formação de Professores Indígenas: repensando trajetória. In: GRUPIONI, L. D. B. Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. SECAD/MEC: Brasília, 2006.
SANTOS, G. L. B. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Situação escolar indígena no Brasil. SECAD/MEC/UNESCO: Brasília 2006.19-20.
THÊKLA, S. W. – Povo Akwê Xerente. Vida, Cultura e Identidade. Editora Rona: Belo Horizonte, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).