CURRÍCULO INTEGRADO, EDUCAÇÃO POLITÉCNICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO

Palavras-chave: Integração Curricular. Politecnia. Educação Profissional.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como objetivo analisar as concepções e as percepções sobre o currículo integrado do ensino médio com a formação profissional, numa discussão na perspectiva da educação politécnica que concebe a formação humana plena. Foi realizada a revisão da literatura, análise documental e aplicação de questionários com professores e pedagogos. Os achados da pesquisa indicam que existem percepções que apontam para um currículo justaposto cuja proposta coaduna com uma dualidade entre formação geral e profissional, sem integração curricular. Conclui-se que cabe a necessidade de reflexão sobre os fundamentos do ensino médio integrado para que o currículo e a prática docente estejam na direção da educação politécnica.

Biografia do Autor

Claudia Maria Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa em desenvolvimento na linha de Educação Tecnológica. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2019). É pedagoga na Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos