TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA
Resumen
“Teoria Histórico-Cultural e suas contribuições no Ensino de Geografia na Amazônia” discute, no contexto da Geografia Escolar, a abordagem Histórico-Cultural, pautada no materialismo histórico-dialético, sua contribuição para a análise e compreensão da realidade, e sua consequente construção/apropriação dos conceitos geográficos pelos alunos do ensino básico referente à construção do conceito de bioma Amazônia. Para tanto, partiu-se de uma revisão de literatura sobre os temas, Teoria Histórico-Cultural e Geografia Escolar, buscando articulá-los, a fim de, através da leitura e interpretação da realidade, proporcionar um caminho metodológico de ensino-aprendizagem capaz de instrumentalizar professores e alunos na construção do conhecimento contextual e autônomo.
Citas
BRASIL, IBGE. Biomas. Disponibilidade em
CALLAI, Helena C. Do ensinar geografia ao produzir o pensamento geográfico. In: Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. CASTROGIOVANNI, Antônio (org.). Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases Teórico-Metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, Lana de Souza (Org). Formação de Professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006.
______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 2011.
CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA, Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DANIELS, Harry. Vygotsky e a Pedagogia. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2003.
DAVÍDOV, Vasili. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico: Investigación psicológica teórica y experimental. Tradução del russo por Marta Shuare. Moscou: Editorial Progreso, 1988.
FERREIRA, Elisabete. (D)Enunciar a Autonomia: contributos para a compreensão da génese e da construção da autonomia escolar. Porto: Porto Editora, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educati-va. 51 edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
KAERCHER, Nestor André. A Geografia é o nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVAN-NI, A. C. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª edição. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2003.
KOSIK. Karel. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2010.
KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus dis-cípulos, seus críticos. In: DANIELS, Harry (Org.). Uma introdução de Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002.
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia, personalidad. La Habana: Editorial Pue-blo y Educación, 1983.
LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de V. Davydov. Rio de Janeiro: Revista Bras. De Educação, n. 27, dez. 2004.
LIBÂNEO, José C. Didática e epistemologia: para além do debate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, Ilma P.A. e D´ÁVILA, Cristina (orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas (SP): Papirus, 2008.
LONGAREZI, Andrea Maturano; ARAÚJO, Elaine Sampaio; FERREIRA, Sueli. A psicologia histórico-cultural na formação do profissional docente. Série-Estudos. Campo Grande, n. 23, p. 65-78, jan./Jun. 2007.
PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. Dialética singular-particular-universal: implicações do Método Materialista Dialético para a Psicologia. Psicologia & Sociedade. Belo Horizonte, vol. 27, n. 2. p. 362-371. Disponibilidade em:
PICCOLO, G. M. Historicizando a teoria da atividade: do embate ao debate. Psicolo-gia & Sociedade, 24(2), 283-292, 2012.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.
SOUZA, Vanilton Camilo. Fundamentos Teóricos, Epistemológicos e Didáticos no Ensino da Geografia: bases para a formação do pensamento espacial crítico. Revis-ta Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 47-67, jan./jun., 2011. Dis-ponibilidade em:
VYGOTSKY, L. S., A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Tomo II: pensamiento y linguaje. Volumen II de la colección Machado Nuevo Aprendizaje. Madrid: Antônio Machado Libros, 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).