TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA
Abstract
“Teoria Histórico-Cultural e suas contribuições no Ensino de Geografia na Amazônia” discute, no contexto da Geografia Escolar, a abordagem Histórico-Cultural, pautada no materialismo histórico-dialético, sua contribuição para a análise e compreensão da realidade, e sua consequente construção/apropriação dos conceitos geográficos pelos alunos do ensino básico referente à construção do conceito de bioma Amazônia. Para tanto, partiu-se de uma revisão de literatura sobre os temas, Teoria Histórico-Cultural e Geografia Escolar, buscando articulá-los, a fim de, através da leitura e interpretação da realidade, proporcionar um caminho metodológico de ensino-aprendizagem capaz de instrumentalizar professores e alunos na construção do conhecimento contextual e autônomo.
References
BRASIL, IBGE. Biomas. Disponibilidade em
CALLAI, Helena C. Do ensinar geografia ao produzir o pensamento geográfico. In: Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. CASTROGIOVANNI, Antônio (org.). Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases Teórico-Metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, Lana de Souza (Org). Formação de Professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006.
______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 2011.
CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA, Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DANIELS, Harry. Vygotsky e a Pedagogia. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2003.
DAVÍDOV, Vasili. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico: Investigación psicológica teórica y experimental. Tradução del russo por Marta Shuare. Moscou: Editorial Progreso, 1988.
FERREIRA, Elisabete. (D)Enunciar a Autonomia: contributos para a compreensão da génese e da construção da autonomia escolar. Porto: Porto Editora, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educati-va. 51 edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
KAERCHER, Nestor André. A Geografia é o nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVAN-NI, A. C. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª edição. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2003.
KOSIK. Karel. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2010.
KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus dis-cípulos, seus críticos. In: DANIELS, Harry (Org.). Uma introdução de Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002.
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia, personalidad. La Habana: Editorial Pue-blo y Educación, 1983.
LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de V. Davydov. Rio de Janeiro: Revista Bras. De Educação, n. 27, dez. 2004.
LIBÂNEO, José C. Didática e epistemologia: para além do debate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, Ilma P.A. e D´ÁVILA, Cristina (orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas (SP): Papirus, 2008.
LONGAREZI, Andrea Maturano; ARAÚJO, Elaine Sampaio; FERREIRA, Sueli. A psicologia histórico-cultural na formação do profissional docente. Série-Estudos. Campo Grande, n. 23, p. 65-78, jan./Jun. 2007.
PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. Dialética singular-particular-universal: implicações do Método Materialista Dialético para a Psicologia. Psicologia & Sociedade. Belo Horizonte, vol. 27, n. 2. p. 362-371. Disponibilidade em:
PICCOLO, G. M. Historicizando a teoria da atividade: do embate ao debate. Psicolo-gia & Sociedade, 24(2), 283-292, 2012.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.
SOUZA, Vanilton Camilo. Fundamentos Teóricos, Epistemológicos e Didáticos no Ensino da Geografia: bases para a formação do pensamento espacial crítico. Revis-ta Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 47-67, jan./jun., 2011. Dis-ponibilidade em:
VYGOTSKY, L. S., A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Tomo II: pensamiento y linguaje. Volumen II de la colección Machado Nuevo Aprendizaje. Madrid: Antônio Machado Libros, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).