COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UM ESTUDO COM COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PALMAS – TO

Resumen

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) já se fazem presentes nos processos educacionais de ensino e aprendizagem, sendo indispensável que os autores envolvidos no processo possuam competências para utilizá-las de forma produtiva. O objetivo deste estudo foi analisar as competências digitais de 408 docentes que lecionam para a educação básica (Ensino Fundamental e Médio) em 18 escolas públicas municipais e estaduais no município de Palmas, Tocantins. Através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo como definição da amostra o método probabilístico do tipo estratificado. Para a investigação utilizou-se a aplicação de survey, via plataforma Google Docs, tendo como instrumento de coleta de dados uma autoavaliação baseada no questionário DigCompEdu - Digital Competence Framework for Educators, desenvolvido pelo Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia (EU Science Hub). Concluídas as análises verificou-se que a maior parte dos docentes apresentou como resultado o nível B1-Integrador.

Biografía del autor/a

Ivete Antunes Corrêa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Educação e Cidadania - ITEC e Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Graduada em Direito e Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e em Letras pela ULBRA. Advogada. Concursada no Governo do Estado do Tocantins como Gestora Pública, atuando junto ao Instituto de Criminalística da Secretaria de Segurança Pública. Coordenadora de Programas e Projetos em escola estadual, no município de Palmas-TO.

Else Betânia Gomes da Rocha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, (2020), com pesquisa sobre Competências e Fluências Digitais de Professores. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, (2004). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS -TO, (2003). Especialização em Políticas e Estratégias pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG, (2001). Certificação Internacional PPP Profissional (CP3P) Foudation Examination, pela APMG Internnational. Possui graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, (1997).

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós doutoranda pela Univ. de Coimbra, com pesquisa sobre Competências Digitais de Professores, pós doutora pela UNESP, com pesquisa ligada à Transparência Pública, doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. Fez especializações em Administração Financeira e Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Administração pela PUC de Goiás (1998) . Atualmente é Diretora de Tecnologias Educacionais da UFT e Coordenadora UAB da UFT. Colaboradora no Doutorado Prof em Modelagem Computacional UFT (Gestão do Conhecimento). 

Citas

ALMEIDA, M E B. Integração currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: Web currículo e formação de professores. Tese de Livre Docência em Educação. Faculdade de Educação, pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019.

ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. Orgs.). Web currículo -Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro/RJ: Letra Capital, 2014.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

AIRASIAN, P. W.; GULLICKSON, A. Teacher self-assessment: Potential and barriers. Kappa Delta Pi Record, v. 31, n. 1, p. 6-10, 1994.

BARBETTA, P.A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 8. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.

BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência científica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNESP, 7, 2001, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: UNESP, 2001. Disponível em http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html. Acesso em: 20 Fev 2020.

BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais, apropriação tecnológica e inovação. III Encontro Nacional sobre Hipertexto. Belo Horizonte, 2009.

CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, p. 21-92, 1999.

COUTINHO, C. P. Tecnologia educativa e currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam? VII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Portugal, 2006. Anais...Portugal: Uminho, 2006. Disponível em:<https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6468/1/Texto%20Col%20QC%202006.pdf.>. Acesso em: 20 Fev 2020.

COUTINHO, C. P. Tecnologias WEB 2.0 na escola portuguesa: estudos e investigações. Paideia. Revista Científica de Educação a distância, v.1, n.2, dez. 2008. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view%20&path[]=42&path[]=29. Acesso em: 20 Fev. 2020.

COUTINHO, C. P. ICT in Education in Portugal: a review of 15 Years of Research. In D. Mukherjee (ed.), Information and Communication Technology: Changing Education, 2009. Chapter 9, 146–159. Hyderabad, India: Icfai Books, The Icfai University Press. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9996/1/SCAN0002.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

DIAS - TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Competências de aprendizagem e tecnologias digitais. 2017a.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. A Emergência do Mobile Learning e os Novos Desafios Formativos para a Docência em Rede. In: TORRES, P. (Org.) Redes e mídias sociais. Curitiba: APPPRIS Editora, 2017b. p. 41-57.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Competências de Aprendizagem e Tecnologias Digitais no Ensino Superior. In MOREIRA, J. A.; VIEIRA, C. P. (coord.), E-Learning no Ensino Superior. (pp. 99-116). Coimbra: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP) 2017c.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Avaliação das competências e fluência digitais de professores no Ensino Público Médio e Fundamental em Portugal. Article, september 2018. Disponível em https//www.researchgate.net/publication/328007165. Acesso em: 02 jan. 2019.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. S. Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação/Self-evaluation scale of teachers' digital competences. Construction and validation procedures. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 152-171, 2019.

FINK, A. How to analyze survey data. Sage, 1995.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, L. M. Tecnologias e Educação: inovações curriculares na concepção docente. Curitiba: Appris, 2017.

GONÇALVES, L. M.; PERRIER, G. R. F.; ALMEIDA, M. E. B. Avanços, Entraves e Possibilidades de Integração Curricular das TDIC: as representações sociais de professores do Ensino Fundamental I. Cadernos de Educação, n. 60, 2018.

KELLNER, D.; KIM, G. YouTube, critical pedagogy, and media activism. Review of Education, Pedagogy & Cultural Studies, v.32, n.1, p.3-36, jan. 2010.

MASETTO, M.T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. Masetto M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, p. 85-134, 2003.

MORAN, J. M. Caminhos para a aprendizagem inovadora. In: MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2006.

REDECKER, C. European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu). Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. Disponível em: <https://ec.europa.eu/jrc/en/digcompedu>. Acesso em: 25 jan. 2019.

RIBEIRO, A. I.; DIAS-TRINDADE, S. O ensino da História e tecnologias – conexões, possibilidades e desafios no espaço da Humanidades Digitais. In C. PORTO e J. A. Moreira (coord.), Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões (pp. 145-159). Aracaju: Editora Universitária Tiradentes. 2017.

SALES, M. V.; MOREIRA, J.A. M.; RANGEL, M. Competências digitais e as demandas da sociedade contemporânea: diagnóstico e potencial para formação de professores do Ensino Superior da Bahia. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, v. 24, n. 51, p. 89-120, 2019.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Strategy framework for promoting ICT literacy in the Asia-Pacific region. Bangkok: UNESCO Bangkok, 2008b. Disponível em: http://www.unescobkk.org/fileadmin/user_upload/ci/pictures/stratey_framework.pdf. Acesso em: 27 mai. 2019.

VALENTE, J A. A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Tese de Livre Docência. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2005.

VIANA, M.A.P. A internet na educação: novas formas de aprender, necessidades, e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (Org.). Tendência na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: UFAL, 2004.

ZABALA, A; ARNAUD, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre, Artmed, 2010.

Publicado
2021-10-18