COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UM ESTUDO COM COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PALMAS – TO

Palavras-chave: Educação. Competências Docentes. Tecnologias Digitais.

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) já se fazem presentes nos processos educacionais de ensino e aprendizagem, sendo indispensável que os autores envolvidos no processo possuam competências para utilizá-las de forma produtiva. O objetivo deste estudo foi analisar as competências digitais de 408 docentes que lecionam para a educação básica (Ensino Fundamental e Médio) em 18 escolas públicas municipais e estaduais no município de Palmas, Tocantins. Através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo como definição da amostra o método probabilístico do tipo estratificado. Para a investigação utilizou-se a aplicação de survey, via plataforma Google Docs, tendo como instrumento de coleta de dados uma autoavaliação baseada no questionário DigCompEdu - Digital Competence Framework for Educators, desenvolvido pelo Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia (EU Science Hub). Concluídas as análises verificou-se que a maior parte dos docentes apresentou como resultado o nível B1-Integrador.

Biografia do Autor

Ivete Antunes Corrêa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Educação e Cidadania - ITEC e Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Graduada em Direito e Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e em Letras pela ULBRA. Advogada. Concursada no Governo do Estado do Tocantins como Gestora Pública, atuando junto ao Instituto de Criminalística da Secretaria de Segurança Pública. Coordenadora de Programas e Projetos em escola estadual, no município de Palmas-TO.

Else Betânia Gomes da Rocha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, (2020), com pesquisa sobre Competências e Fluências Digitais de Professores. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, (2004). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS -TO, (2003). Especialização em Políticas e Estratégias pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG, (2001). Certificação Internacional PPP Profissional (CP3P) Foudation Examination, pela APMG Internnational. Possui graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, (1997).

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós doutoranda pela Univ. de Coimbra, com pesquisa sobre Competências Digitais de Professores, pós doutora pela UNESP, com pesquisa ligada à Transparência Pública, doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. Fez especializações em Administração Financeira e Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Administração pela PUC de Goiás (1998) . Atualmente é Diretora de Tecnologias Educacionais da UFT e Coordenadora UAB da UFT. Colaboradora no Doutorado Prof em Modelagem Computacional UFT (Gestão do Conhecimento). 

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Publicado
2021-10-18