GEODIVERSIDADE, GEOCONSERVAÇÃO E GEOTURISMO: POSSIBILIDADES DE AÇÕES GEOEDUCATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumen
As temáticas da geodiversidade, geoconservação e geoturismo são atuais e emergentes. Este artigo apresenta uma discussão acerca das definições que permeiam estes conceitos e propõe ações geoeducativas que podem ser desenvolvidas nas aulas de Geografia escolar. Para que seja possível conservar o patrimônio geológico de um local são necessárias estratégias de geoconservação. Assim, as ações geoeducativas devem seguir alguns princípios: considerar o ambiente em sua totalidade; ter um enfoque interdisciplinar que valorize as paisagens culturais; examinar as principais questões ambientais nas múltiplas escalas; concentrar-se nas situações ambientais atuais, sem deixar de considerar a perspectiva histórica; e destacar a complexidade dos problemas ambientais. Os professores podem inserir estas ações ao trabalhar com conteúdos relativos aos aspectos físicos do local. Espera-se que a difusão de conteúdos teóricos/técnicos da geodiversidade e da geoconservação, na educação básica, resulte na incorporação de práticas de identificação e valorização de sítios geológicos nas esferas municipais e estaduais.
Citas
BRILHA, J. Património Geológico e Geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: Palimage Editores, 2005.
CLAVAL, P. Changing Conceptions of Heritage and Landscape. In: Heritage, Memory and the Politics of Identity - New Perspectives on the Cultural Landscape. Great Britain: Ashgate Publishing Limited . 2007.
FERREIRA, B. Geodiversidade no município de Paraúna/Goiás. Dissertação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
KOSLOWSKI, H.; FRICK, E.C.L. Geografia e patrimônio cultural: ensino de urbanização através da ótica da educação patrimonial. In: Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Florianópolis, v. 1, n. 2, out. 2014.
LEWIS, P. Axioms for reading the landscape - Some Guides to the American Scene. In: The interpretation of ordinary landscapes. New York: OXFORD UNIVERSITY PRESS. p. 167–187. 1979.
NASCIMENTO, M.A.L.; RUCHKYS, U.; MANTESSO-NETO, V. Geodiversidade, geoconservação e geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 2008.
PEREIRA, R.G.F.A.; RIOS, D.C.; GARCIA, P.M.P. Geodiversidade e Patrimônio Geológico: ferramentas para a divulgação e ensino das geociências. TerraeDidatica (Impresso), v. 12, p. 222-234, 2016.
SCHOBBENHAUS, C.; SILVA, C.R. (Org.). Geoparques do Brasil: propostas. Rio de Janeiro: CPRM, 2012.
SERRANO CAÑADAS, E.; RUIZ FLAÑO, P. Geodiversidad: concepto, evaluación y aplicación territorial. El caso de Tiermes Caracena (Soria). Boletín de la A. G. E. N. 45, p.79-98, 2007.
SILVA, J.F.A.; AQUINO, C.M.S. Ações geoeducativas para divulgação e valorização da geodiversidade e do geopatrimônio. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-12, jan./abr. 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).