GEODIVERSIDADE, GEOCONSERVAÇÃO E GEOTURISMO: POSSIBILIDADES DE AÇÕES GEOEDUCATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Abstract
As temáticas da geodiversidade, geoconservação e geoturismo são atuais e emergentes. Este artigo apresenta uma discussão acerca das definições que permeiam estes conceitos e propõe ações geoeducativas que podem ser desenvolvidas nas aulas de Geografia escolar. Para que seja possível conservar o patrimônio geológico de um local são necessárias estratégias de geoconservação. Assim, as ações geoeducativas devem seguir alguns princípios: considerar o ambiente em sua totalidade; ter um enfoque interdisciplinar que valorize as paisagens culturais; examinar as principais questões ambientais nas múltiplas escalas; concentrar-se nas situações ambientais atuais, sem deixar de considerar a perspectiva histórica; e destacar a complexidade dos problemas ambientais. Os professores podem inserir estas ações ao trabalhar com conteúdos relativos aos aspectos físicos do local. Espera-se que a difusão de conteúdos teóricos/técnicos da geodiversidade e da geoconservação, na educação básica, resulte na incorporação de práticas de identificação e valorização de sítios geológicos nas esferas municipais e estaduais.
References
BRILHA, J. Património Geológico e Geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: Palimage Editores, 2005.
CLAVAL, P. Changing Conceptions of Heritage and Landscape. In: Heritage, Memory and the Politics of Identity - New Perspectives on the Cultural Landscape. Great Britain: Ashgate Publishing Limited . 2007.
FERREIRA, B. Geodiversidade no município de Paraúna/Goiás. Dissertação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
KOSLOWSKI, H.; FRICK, E.C.L. Geografia e patrimônio cultural: ensino de urbanização através da ótica da educação patrimonial. In: Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Florianópolis, v. 1, n. 2, out. 2014.
LEWIS, P. Axioms for reading the landscape - Some Guides to the American Scene. In: The interpretation of ordinary landscapes. New York: OXFORD UNIVERSITY PRESS. p. 167–187. 1979.
NASCIMENTO, M.A.L.; RUCHKYS, U.; MANTESSO-NETO, V. Geodiversidade, geoconservação e geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 2008.
PEREIRA, R.G.F.A.; RIOS, D.C.; GARCIA, P.M.P. Geodiversidade e Patrimônio Geológico: ferramentas para a divulgação e ensino das geociências. TerraeDidatica (Impresso), v. 12, p. 222-234, 2016.
SCHOBBENHAUS, C.; SILVA, C.R. (Org.). Geoparques do Brasil: propostas. Rio de Janeiro: CPRM, 2012.
SERRANO CAÑADAS, E.; RUIZ FLAÑO, P. Geodiversidad: concepto, evaluación y aplicación territorial. El caso de Tiermes Caracena (Soria). Boletín de la A. G. E. N. 45, p.79-98, 2007.
SILVA, J.F.A.; AQUINO, C.M.S. Ações geoeducativas para divulgação e valorização da geodiversidade e do geopatrimônio. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-12, jan./abr. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).