GEODIVERSIDADE, GEOCONSERVAÇÃO E GEOTURISMO: POSSIBILIDADES DE AÇÕES GEOEDUCATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Abstract

As temáticas da geodiversidade, geoconservação e geoturismo são atuais e emergentes. Este artigo apresenta uma discussão acerca das definições que permeiam estes conceitos e propõe ações geoeducativas que podem ser desenvolvidas nas aulas de Geografia escolar. Para que seja possível conservar o patrimônio geológico de um local são necessárias estratégias de geoconservação. Assim, as ações geoeducativas devem seguir alguns princípios: considerar o ambiente em sua totalidade; ter um enfoque interdisciplinar que valorize as paisagens culturais; examinar as principais questões ambientais nas múltiplas escalas; concentrar-se nas situações ambientais atuais, sem deixar de considerar a perspectiva histórica; e destacar a complexidade dos problemas ambientais. Os professores podem inserir estas ações ao trabalhar com conteúdos relativos aos aspectos físicos do local. Espera-se que a difusão de conteúdos teóricos/técnicos da geodiversidade e da geoconservação, na educação básica, resulte na incorpo­ração de práticas de identificação e valorização de sítios geológicos nas esferas municipais e estaduais.

Author Biographies

Daniel Mallmann Vallerius, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins.

Leovan Alves dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás.

Hugo Gabriel da Silva Mota, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

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Published
2020-08-18