A HISTÓRIA EM CONSTANTE PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
Resumen
O artigo discute o processo de transformação social da História através das proposições teórico-metodológicas que surgiram com os conceitos de consciência histórica, aprendizagem histórica e didática da história. Tem como objetivo compreender os impactos das transformações sociais na concepção de História. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. O referencial teórico é embasado em Rüsen(2010), Schmidt(2011), Cerri(2001), Saddi(2010), dentre outros. Nas reflexões perpassam a importância e o sentido social das transformações na História e a necessidade do diálogo com o tempo presente.
Citas
BAROM, Wilian; Carlos Cipriani; CERRI, Luis Fernando. O ensino da história a partir da teoria de Jorn Rusen. Universidade Estadual de Maringá, 2011.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BURKE, Peter (org.); tradução de Magda Lopes. A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.
CERRI, L. F. Os conceitos de Consciência Histórica e os desafios da Didática da História. Revista de História Regional. 6(2): 93-112, Inverno 2001.
CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. Movimento do Ensino de História no pós-1980: uma análise à luz da teoria da transposição didática. Universidade Federal do Ceará, 2011.
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 19, nº 38, p. 125-138, 1999.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico / Jorn Rusen; tradução de Estevão de Rezende Martins. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1ª reimpressão, 2010.
________. Razão Histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão Martins. Brasília: Ed. UnB, 2001.
REIS, José Carlos. Teoria & História: Tempo histórico, história do pensamento histórico ocidental e pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
SADDI, Rafael. Didática da História como sub-disciplina da Ciência Histórica. História & Ensino, Londrina, v. 16, n. 1, p. 61-80, 2010.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jorn Rusen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
________. Jovens brasileiros, consciência histórica e vida prática. Revista História Hoje, v. 5, nº 9, p. 31-48 – 2016.
________.Concepções de Aprendizagem Histórica presentes em propostas curriculares brasileiras. História Revista, Goiânia, v. 14, n.1, p. 203-213.
________;GARCIA, Tânia Maria F. Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 297-308, set./ dez. 2005.
TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. A história ensinada sob o império da memória: questões de História da disciplina. História, v. 23 (1-2), p. 13-32 – 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).