A HISTÓRIA EM CONSTANTE PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
Abstract
O artigo discute o processo de transformação social da História através das proposições teórico-metodológicas que surgiram com os conceitos de consciência histórica, aprendizagem histórica e didática da história. Tem como objetivo compreender os impactos das transformações sociais na concepção de História. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. O referencial teórico é embasado em Rüsen(2010), Schmidt(2011), Cerri(2001), Saddi(2010), dentre outros. Nas reflexões perpassam a importância e o sentido social das transformações na História e a necessidade do diálogo com o tempo presente.
References
BAROM, Wilian; Carlos Cipriani; CERRI, Luis Fernando. O ensino da história a partir da teoria de Jorn Rusen. Universidade Estadual de Maringá, 2011.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BURKE, Peter (org.); tradução de Magda Lopes. A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.
CERRI, L. F. Os conceitos de Consciência Histórica e os desafios da Didática da História. Revista de História Regional. 6(2): 93-112, Inverno 2001.
CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. Movimento do Ensino de História no pós-1980: uma análise à luz da teoria da transposição didática. Universidade Federal do Ceará, 2011.
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 19, nº 38, p. 125-138, 1999.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico / Jorn Rusen; tradução de Estevão de Rezende Martins. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1ª reimpressão, 2010.
________. Razão Histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão Martins. Brasília: Ed. UnB, 2001.
REIS, José Carlos. Teoria & História: Tempo histórico, história do pensamento histórico ocidental e pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
SADDI, Rafael. Didática da História como sub-disciplina da Ciência Histórica. História & Ensino, Londrina, v. 16, n. 1, p. 61-80, 2010.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jorn Rusen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
________. Jovens brasileiros, consciência histórica e vida prática. Revista História Hoje, v. 5, nº 9, p. 31-48 – 2016.
________.Concepções de Aprendizagem Histórica presentes em propostas curriculares brasileiras. História Revista, Goiânia, v. 14, n.1, p. 203-213.
________;GARCIA, Tânia Maria F. Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 297-308, set./ dez. 2005.
TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. A história ensinada sob o império da memória: questões de História da disciplina. História, v. 23 (1-2), p. 13-32 – 2004.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).