PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: A POESIA E OUTRAS LINGUAGENS
Resumen
Este texto aventa a apresentação de uma proposta de trabalho com a prática de leitura na Educação Básica, relatando uma experiência com a leitura de poemas e registros artísticos em outras linguagens, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, em uma cidade do noroeste do Paraná, com foco no tema da produção de poetas e artistas de minorias, mulheres, negros e indígenas. A partir da apresentação da fundamentação teórica e metodológica que embasou a proposta e os procedimentos da prática, da análise quali-interpretativista da atuação dos/das estudantes no desenvolvimento das atividades propostas ao longo da unidade, observamos: a) a discussão acerca da exclusão de autoras/es mulheres, negros, indígenas propiciou o desenvolvimento de posicionamento crítico dos/das estudantes em relação à problemática; b) ser possível o trabalho com as relações interartísticas nas aulas de Língua Portuguesa.
Citas
______. Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ANDRESEN, S. M. B. Dia do mar. In: _____. Obra poética. Rio de Janeiro: Tinta-da-china Brasil, 2018. p. 129-141.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6.e.d. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BARTHES, R. A preparação do romance. vol. II. Volume II. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral. Trad. Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Ed. Nacional; Ed da Universidade de São Paulo, 1972.
BONICCI, T. O cânone literário e a crítica literária. In: BONICCI, T; FLORY, A. V.; PRADO, M. R. (Orgs.). Margens instáveis: tensões entre teoria, crítica e história da literatura. Maringá: Eduem, 2011.
BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ SEF. 1998.
CANDIDO, A. In: Fester, A. C. R. (Org). Direitos humanos e Literatura. São Paulo: Brasileirense, 1989.
CARA, S. A. A Poesia Lírica. São Paulo: Ática, 1989.
CEVASCO, Maria Elisa. Literatura e estudos culturais. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009.
CHERUBIM, S. Dicionário de figuras de linguagem. São Paulo: Pioneira, 1989. (Manuais de estudo).
EVARISTO, C. Poemas da recordação e outros movimentos. 3. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
FIGURELLI, R. Hans Robert Jauss e a estética da recepção. Letras, Curitiba (37), p. 265-285, 1988, UFPR.
GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: CHIAPPINI, L. (Coord.). Aprender e ensinar com textos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 17-25.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
HILST, H. Júbilo, Memória, Noviciado da paixão. In: _____. Hilda Hilst: da poesia. São Paulo: Companhia das Letras: 2017. P. 227-300.
KOLODY, H. Viagem no espelho e vinte e um poemas inéditos. 2. ed. Curitiba – PR: Criar Edições, 2004.
LARA. A. Presença africana. s.d. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/13268/presenca-africana. Acesso em: 09 jun. 2019.
MARTINS, I. A literatura no Ensino Médio: quais os desafios do professor?. In: BUZZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 83-102.
MESQUITA, V. Orfeu e Eurídice. Animação – Stop Motion. 3:15 min. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yClWmsoNxKw. Acesso em: 09 jun. 2019.
MOISÉS, M. A criação literária: poesia. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 1989.
______. Dicionário de termos literários. 12. ed. rev. ampl. e atual. São Paulo: Cultrix, 2013.
NETO, Arnaldo Rosa Viana. Multiculturalismo e Pluriculturalismo. In: FIGUEIREDO, Eunice. Conceitos de Literatura e de cultura. 2. ed. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora, 2012.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Estrangeira Moderna, Curitiba, 2008.
PAZ, O. Poesia e poema. In:¬¬______. O arco e a lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: (Vários autores). Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa (Formação de professores EAD 18), v. 1., ed. 1. Maringá: EDUEM, 2005. p. 27-75.
POTIGUARA, E. Metade cara, metade máscara. 3. ed. Rio de Janeiro: Grumin, 2018.
PRADO. A. Poesia reunida. São Paulo: Arx, 1991.
SANTOS, C. R.; WIELEWICKI, V. H. G. Literatura de autoria de minorias étnicas e sexuais. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009.
SETTE, G [et al.]. Português: trilhas e tramas. vol. 1. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016.
SILVA, D. F. Uma via de ver as coisas. In: _____. Poesia reunida. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999. p. 73-110.
ZAPPONE, M. H. Y. Estética da recepção. In: BONNICI, Thomas & ZOLIN, Lúcia Osana (orgs.). Teoria Literária: Abordagem histórica e tendências contemporâneas. 3ed. Maringá: Eduem, 2009.
ZOLIN, L. O. Crítica feminista. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009.
ZOLIN, L. O. Questões de gênero e de representação na contemporaneidade. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 41, p. 183-195, jul./dez. 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).