A (DES) MOTIVAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO FRENTE AS MUDANÇAS DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

Resumen

O presente trabalho teve por objetivo identificar quais as maiores dificuldades na motivação do servidor público diante das mudanças administrativas ocorridas face as transições de governo e apresentar propostas de aplicabilidade de teorias motivacionais, além de contextualizar os benefícios dessas teorias. As informações foram coletadas através de uma pesquisa bibliográfica, acerca do assunto tratado. A partir da análise das informações verificou-se que a motivação é inerente a cada indivíduo, e está ligada as necessidades de cada um, no entanto, a gestão pode influenciar o individuo e diminuir as dificuldades da transição. O estudo apontou ainda que, é possível motivar o servidor público no cenário contemporâneo através de investimentos em política de valorização do servidor e contribui no sentido de buscar compreender os vários fatores organizacionais que motivam os servidores na realização das tarefas diárias.

Biografía del autor/a

Pablo Luiz Martins, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. 

Karina Maria Kunz, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.

Maria do Carmo Santos Neta, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Atualmente é docente da Universidade Federal de São João del-Rei e Membro de corpo editorial do Comissão Editorial do Núcleo de Educação a Distância/ UFSJ. 

Citas

ARCHER, Earnest R. O mito da motivação. In BERGAMINI, CECÍLIA W. e CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e Liderança. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.

AFFONSO, Ligia Maria Fonseca; ROCHA, Henrique Martins. Fatores organizacionais que geram insatisfação no servidor público e comprometem a qualidade dos serviços prestados. VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, v. 7, 2010.

BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Motivação: mitos, crenças e mal-entendidos. In: BERGAMINI, Cecília W.; CODA, Roberto (Org). Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas,1997a. p. 69-93.

BERGAMINI, Cecília Whitaker; CODA, Roberto (Org). Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas,1997.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas. São Paulo: Atlas, 1996.

BRAGA, Edilene Nunes Claro Braga, KUNZ, Karina Maria, PEREIRA e Tatiana Amaral Azevedo. Motivação. 2006. 37p. (monografia). Sociedade Educacional e Cultural de Divinópolis – Faculdade Integradas do Oeste de Minas – FADOM. Divinópolis. 2006.

BRUNELLI, Maria da Graça Mello. Motivação no Serviço Público. 2008. 90p. (monografia). Faculdade IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Direito Administrativo e Administração Pública. 21ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos–O Capital Humano das Organizações. 8ª edição. São Paulo: Atlas, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organização.3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 1988. Atual Constituição Brasileira. Disponível em: Acesso em 28 fev 2008.

CORREA, Alciris. Teorias Motivacionais: Motivação nas empresas. 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 fev. 2018.

DEMO, Gisela. Políticas de gestão de pessoas nas organizações: papel dos valores e da justiça organizacional. São Paulo: Atlas, 2005.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ETZIONI, Amitai. Organizações modernas. 3. Ed. São Paulo, Pioneira, 1973.

GRANJEIRO, J. Wilson. Administração Pública. 10. ed. Brasília: Vestcon, 2002

HERZBERG, Frederick. Mais uma vez: como motivar seus funcionários?. In: GESTÃO de pessoas, não de pessoal: os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho. Rio de Janeiro: Campus, c1997. (Harvard Business Review Book). p. 55-82. Tradução de: Manage people, not personnel.

HERZBERG, F. Novamente: como se faz para motivar funcionários? In: BERGAMINI, C., CODA ; R. (Org.). Psicodinâmica da vida organizacional – Motivação e liberança. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.

KONDO, Yoshio. Motivação Humana: Um fator-chave para o gerenciamento. trad. Dario Ikuo Miyake. São Paulo: Gente, 1994. 214 p.

LOPES, Tomás de Vilanova Monteiro. Motivação no trabalho. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1980.

MACIEL, S. E. V.; SÁ, M. A. D. Motivação no trabalho: uma aplicação do modelo dos dois fatores de Herzberg. Studia Diversa, CCAE-UFPB, v. 1, n. 1, p. 62-86, 2007.

MASLOW, A. A Psicologia do Ser. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1996.

MASLOW, A. The Farther reaches of human nature. 3. ed. New York, Viking Press, 1973.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 7. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 36. ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

OLIVEIRA, Dayane Ulisses de. A Gestão do Absenteísmo e Propostas de Prevenção a Saúde e Segurança do Servidor da Prefeitura Municipal de Divinópolis. 2016. 16p. (monografia). Universidade Federal de São João de Deus - UFSJ. Divinópolis. 2016.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 34 ed. rev. e atual. - São Paulo: Malheiros, 2011.

SILVA, R.O.Teorias da Administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

TROSA, Silvie. Gestão Pública por Resultados – 2001, Editora Revam.

ULRICH, Dave. Os Campeões de Recursos Humanos – Inovando para obter os melhores resultados. 7ª edição. São Paulo, Futura, 2002.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007.

VROOM, Victor H. Gestão de pessoas, não de pessoal. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

WAGNER III, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2006.

Publicado
2021-12-16