PROFESSOR OUVINTE NO ENSINO DE CLASSIFICADORES DA LIBRAS EM ESCOLA BILÍNGUE

  • Darlene Seabra de Lira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Alex Inácio da Silva Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Jéssica Pereira Oliveira Faculdade ALPHA
  • Cristiano José Monteiro Universidade Federal de Campina Grande – UFCG https://orcid.org/0000-0001-8335-5752
  • Tiago Alcantara de Oliveira Faculdade ALPHA

Resumen

Em línguas de sinais, é comum o usuário modificar algum sinal para destacar ou adaptar alguma característica, essas modificações são chamadas de “Classificadores”, importantes para adequar o sinal ao referente, afinal, “andar” difere para pessoas, animais e veículos. O ensino desses Classificadores é importante por serem uma característica da Língua Brasileira de Sinais, corresponderem à gramática. Embora necessário, muitos professores ouvintes em escolas bilíngues têm dificuldade para praticar e ensinar essas marcas. O objetivo deste trabalho é analisar mostrar como esses docentes têm usado os Classificadores. Para isso, quatro professores ouvintes que ensinam Libras em escolas bilíngues da cidade de Campina Grande-PB foram observados em uma entrevista, coletada por meio de vídeo. O resultado foi que os docentes têm dificuldades no uso e no ensino desses Classificadores, pois a Língua Portuguesa – a língua materna deles – possui formas diferentes de Classificadores, já que a modalidade é oral-auditiva, diferente da Libras, que é gestual-visual. Assim, percebemos que os professores ouvintes atuantes no ensino de língua de sinais em escolas bilíngues devem ser capacitados nesse aspecto e participar ativamente de comunidades surdas para desenvolver uma fluência no uso dos Classificadores, pois tais profissionais são importantes em uma etapa necessária do desenvolvimento pedagógico.

Biografía del autor/a

Darlene Seabra de Lira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestranda em Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. 

Alex Inácio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Graduação em Licenciatura em Letras Português e Inglês e suas Literaturas, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. 

Jéssica Pereira Oliveira, Faculdade ALPHA

Especialização em LIBRAS e Educação Inclusiva da Pessoa Surda. Faculdade ALPHA. 

Cristiano José Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Mestrado em andamento em Linguagem e Ensino. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. 

Tiago Alcantara de Oliveira, Faculdade ALPHA

Pós-graduação em Libras e Educação Inclusiva de Pessoa Surda. Faculdade ALPHA. 

Citas

REFERÊNCIAS

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Publicado
2021-07-13