PROFESSOR OUVINTE NO ENSINO DE CLASSIFICADORES DA LIBRAS EM ESCOLA BILÍNGUE
Abstract
Em línguas de sinais, é comum o usuário modificar algum sinal para destacar ou adaptar alguma característica, essas modificações são chamadas de “Classificadores”, importantes para adequar o sinal ao referente, afinal, “andar” difere para pessoas, animais e veículos. O ensino desses Classificadores é importante por serem uma característica da Língua Brasileira de Sinais, corresponderem à gramática. Embora necessário, muitos professores ouvintes em escolas bilíngues têm dificuldade para praticar e ensinar essas marcas. O objetivo deste trabalho é analisar mostrar como esses docentes têm usado os Classificadores. Para isso, quatro professores ouvintes que ensinam Libras em escolas bilíngues da cidade de Campina Grande-PB foram observados em uma entrevista, coletada por meio de vídeo. O resultado foi que os docentes têm dificuldades no uso e no ensino desses Classificadores, pois a Língua Portuguesa – a língua materna deles – possui formas diferentes de Classificadores, já que a modalidade é oral-auditiva, diferente da Libras, que é gestual-visual. Assim, percebemos que os professores ouvintes atuantes no ensino de língua de sinais em escolas bilíngues devem ser capacitados nesse aspecto e participar ativamente de comunidades surdas para desenvolver uma fluência no uso dos Classificadores, pois tais profissionais são importantes em uma etapa necessária do desenvolvimento pedagógico.
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