O “TEMPO LIVRE” NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AS ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO NO CAMPO DAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS

Resumen

Objetivou-se discutir o fenômeno do “tempo livre” como estratégia de negociação utilizada por professores e alunos durante as aulas de educação física. Empregou-se a observação sistemática com captura de áudio de 20 aulas de educação física ministradas por cinco professores, tendo sido observadas quatro aulas de cada docente. Duas categorias de análise emergiram, uma referente ao tempo livre na perspectiva dos professores e outra na dos alunos. Os resultados mostram que diante da negação dos alunos em participar da aula, o professor adota o “tempo livre” como estratégia de negociação para atender o seu planejamento. Por outro lado, na perspectiva dos alunos, se a atividade proposta para a aula não é sedutora, há uma tensão para o “término” da aula e início do “tempo livre”. Portanto, o “tempo livre” parece se configurar como moeda de troca que gerencia a relação entre professores e alunos nas aulas de educação física.

Biografía del autor/a

Thulyo Lutz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (GPEEsC/PPGCEE/UERJ) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). 

Felipe da Silva Triani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (GPEEsC/PPGCEE/UERJ) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). 

Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física e Cultura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (GPEEsC/PPGCEE/UERJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (GPEEsC/PPGEF/UFRJ). 

Citas

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Publicado
2021-07-16