LITERATURA E ARTES AFRO-BRASILEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO CULTURAL NEGRA NO BRASIL E SUA POSIÇÃO POLÍTICA
Resumen
O presente trabalho é um estudo analítico-bibliográfico e tem como objetivo refletir sobre a condição do negro nas produções das artes literárias, sonoras e visuais dos séculos XIX aos dias atuais com intenção de apresentar os deslizes históricos e socioculturais, mas também constatar que o cenário é transformado a cada nova geração em prol a dias melhores, ressignificação e visibilidade da população afrodescente, com especial atenção a brasileira. Para tanto, buscou-se sustentação teórica em DUARTE (2017), OLIVEIRA FILHO (2013) OLIVEIRA & FORENTINA SOUZA (2006), PROENÇA FILHO (1997) entre outros. O método consistiu em uma revisão bibliográfica acerca dos afro-brasileiros e suas intervenções culturais nas mais diversas formas artísticas no cenário atual e acredita-se que, tal iniciativa reproduzirá novas atitudes e iniciativas positivas de valorização e reconhecimento da importância desse grupo étnicorracial em favor da cultura brasileira.
Citas
CB/FIBRA. A mulata que queria pecar. cinemateca brasileira. Base de dados da Filmografia Brasileira, Disponível em: http://bases.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=024883&format=detailed.pft Acesso em: 12 abr.2020.
_____________. Uma mulata para todos. Base de dados da Filmografia Brasileira, Disponível em: http://bases.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=024814&format=detailed.pft Acesso em: 12 abr.2020.
DUARTE, Eduardo de Assis. Úrsula e a desconstrução da razão negra ocidental (Posfácio). In: REIS, Maria Firmina dos. Úrsula: romance; “A escrava”: conto. 6 ed. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2017.
OLIVEIRA FILHO, Pedro de. A justificação da desigualdade em discursos sobre a posição social do negro (1990-2000). São Paulo. Psicologia Política, 2013.
OLIVEIRA, Sílvio. Séculos de arte e literatura negra. In: Forentina Souza, Maria Nazaré Lima (orga.) Literatura afro-brasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
PROENÇA FILHO, Domício. A trajetória do negro na literatura brasileira. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Negro brasileiro negro, nº 25, 1997, pp. 159-77.
SAMPAIO, Francisco Bittencourt. Flores Silvestres. Rio de Janeiro: Garnier Livreiro-Editor, 1860.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).