SABERES CULTURAIS DE COMUNIDADE TRADICIONAL E DA ESCOLA NA AMAZÔNIA BRAGANTINA

Palavras-chave: Conhecimento Escolar. Saberes Culturais. Comunidade Tradicional. Amazônia Bragantina.

Resumo

Neste texto, analisa-se os discursos de professoras atuantes em uma Escola da Comunidade Tradicional da Vila-Que-Era a respeito do conhecimento escolar e dos saberes culturais da Amazônia Bragantina. Metodologicamente, o estudo adota o tipo de pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Os dados para análise foram obtidos por meio da entrevista e organizados com base na técnica da análise de conteúdo. Os resultados revelam a existência de fatores que dificultam a articulação entre o conhecimento escolar e os saberes culturais como: pesca artesanal, extração do caranguejo, agricultura familiar. As professoras buscam estratégias para o trabalho pedagógico em turmas de multissérie, mas as ações são limitadas pela ausência de formação continuada sobre a Educação do Campo. A pesquisa conclui que faz-se importante pensar em uma proposta pedagógica para escola do campo na perspectiva da Pedagogia da Alternância, que contemple uma educação tempo escola, tempo comunidade visando uma formação integral, humana.

Biografia do Autor

Deyverson Luener de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, vinculado a Linha de Pesquisa Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2019). Professor do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN), Unidade de Bragança-PA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE), vinculado a Linha de Pesquisa Trabalho e Infâncias.

Ana Paula Vieira e Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação na Linha Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará. Pós-doutoranda na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel. Professora da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Bragança. Professora do Programa Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) na Linha de Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA).

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Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos