TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumen
Esse artigo apresenta a concepção dos discentes da Educação Básica sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aprendizagem construída em sala de aula em uma escola do agreste alagoano, e como essas tecnologias podem estar ajudando aos discentes a despertarem a capacidade de construir novos conhecimentos. Para tanto, realizamos leituras de diversos autores como Mercado (2009), Moran (2007), Fortana e Cordenonsi (2015) e outros. Nesse contexto, foi feito uso da pesquisa qualitativa, no método de estudo de caso, utilizando-se a abordagem de análise de dados de forma exploratória e descritiva. Serviram de instrumentos de coleta de dados 39 questionários aplicados aos estudantes do 9º Ano B. Os dados coletados foram analisados através dos procedimentos da análise de conteúdo, apoiando-se em Bardin (2016). Os resultados revelaram a necessidade de repensar o uso das TDIC, pois ainda não são utilizadas de forma a explorar suas diversas possibilidades.
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