EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA AMAZÔNIA PARAENSE: NARRATIVAS ORAIS DE MẼBÊNGÔKRE GOROTIRE

Palavras-chave: Processo de Escolarização Indígena. Amazônia. Mẽbêngôkre. Kayapó. Narrativas Orais.

Resumo

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa mais ampla que desafia deslindar o processo de escolarização dos Mẽbêngôkre Gorotire, território indígena localizado no município de Cumaru do Norte-PA, à luz da História Oral Temática. Foi realizada entrevista semiestruturada com os Mẽbêngôkre: Tumre Kayapó, Mry-re Kayapó, Kamrôre Kayapó e Bepmoti Kayapó. As narrativas orais indicam que a escola foi principiada na aldeia Gorotire em 1973, por missionários evangélicos, sob a égide administrativa da Fundação Nacional do Índio, e atualmente operacionalizada técnica, pedagógica e administrativamente pela rede municipal e estadual de ensino. Em contextos educacionais contemporâneos a escola, no território Mẽbêngôkre Gorotire, é representada como espaço de reafirmação de sua identidade, bem como de apropriação do modo de vida não indígena.

Biografia do Autor

Leni Barbosa Feitosa, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação da Amazônia (PGDEA), Polo Palmas -Tocantins/UFT. Docente permanente da Secretaria Estadual de Educação do Pará e Secretaria Municipal de Redenção - PA.

Idemar Vizolli, Univerdade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente permanente do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia – Rede EDUCANORTE/PGDEA e Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE/Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Jocyleia Santana dos Santos, Univerdade Federal do Tocantins

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente permanente e Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA e Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE/UFT. 

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Fontes Orais

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KAYAPÓ, Mry-re. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 22 nov. 2016.

KAYAPÓ, Tumre. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 22 nov. 2016.

Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos